Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18746
acessibilidade
Title: Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira
Authors: Garcia, Ruben Miguel Malveiro
Orientador: Alexandre, Isabel Machado
Keywords: Engenharia informática
Literacia financeira
Aprendizagem
Jogo interactivo
Software didático
Financial literacy
Learning
Serious game
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: GARCIA, Ruben Miguel Malveiro - Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18746>.
Abstract: A área da literacia financeira tem sido alvo de um grande interesse nos últimos anos principalmente devido à crise que se alastrou um pouco por todo mundo e com um grande impacto na Europa entre 2007 e 2013. Termos como inflação, juros a longo prazo, spread e muitos outros são cada vez mais normais no vocabulário que usamos diariamente. Existe uma necessidade de ensinar e posteriormente avaliar o nível de conhecimento financeiro das pessoas numa forma atual, interativa e didática. Os jogos didáticos são uma forma de transmitir conhecimentos de uma maneira interativa posicionando o jogador num ambiente virtual, criado de forma a simular uma situação real e desta forma ensinar o jogador a comportar-se numa determinada situação. São estruturados para que o jogador aprenda sobre determinado tema enquanto se diverte. Esta dissertação procura melhorar o nível de conhecimento financeiro existente com recurso às novas tecnologias. Desta forma, cria uma ligação entre a necessidade de ensinar literacia financeira, num contexto financeiro atual exigente, e as vantagens da transmissão de conhecimentos a partir de um jogo didático.
The area of financial literacy has been of great interest in recent years mainly due to the crisis that has spread a little throughout the world and with a great impact in Europe between 2007 and 2013. Terms such as inflation, long-term interest, spread and many more are becoming more normal in the vocabulary we use daily. There is a need to teach and subsequently assess the level of people's financial knowledge in a current, interactive and didactic way. Educational games are a way of transmitting knowledge in an interactive way by positioning the player in a virtual environment, created to simulate a real situation and thus teach the player to behave in a given situation. They are structured so that the player learns about a certain theme while having fun. This dissertation seeks to improve the level of financial knowledge existing with the use of new technologies. In this way, it creates a link between the need to teach financial literacy in a demanding financial context and the advantages of transmitting knowledge from a didactic game.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18746
Thesis identifier: 202214516
Designation: Mestrado em Engenharia Informática
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ruben_malveiro_garcia.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.