Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18666
Autoria: | Barata, Carlos |
Orientação: | Shaozhuang Ma |
Data: | 31-Out-2018 |
Título próprio: | School of leadership aproaches and challenges: a study of international and portugueses school leaders in Portugal |
Referência bibliográfica: | Barata, C. (2018). School of leadership approaches and challenges: a study of international and portuguese school leaders in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18666 |
Palavras-chave: | School leadership Leadership styles International school principals Portuguese school principals Gestão da educação Ensino particular - internacional Ensino público - português Liderança Sucesso escolar Análise qualitativa Lisboa - Portugal |
Resumo: | O objectivo deste estudo qualitativo era investigar os estilos de liderança e os desafios
com que se deparam os directores de escolas portuguesas e internacionais na área de
Lisboa.
A pesquisa é baseada em dados primários e secundários. Os dados secundários foram
recolhidos a partir da bibliografia relevante para o tema. Os dados primários foram
reunidos a partir de entrevistas pessoais com cinco directores de escolas públicas
portuguesas e cinco directores de escolas internacionais. O guião para as entrevistas
seguiu as quatro principais etapas sugeridas por Gillham (2000), e os resultados destas
foram relacionados com a bibliografia sobre teorias e conceitos de liderança.
A pesquisa mostra que há diferenças na forma como as escolas internacionais e
portuguesas são geridas. As respostas dos participantes neste estudo confirmam o que é
indicado na pesquisa.
Os directores de escolas internacionais e públicas têm de enfrentar muitos desafios no seu
quotidiano de gerir uma escola. A entrada em vigor de mudanças na escola, na
organização do curriculum e a estabilidade são desafios comuns com que se deparam os
directores tanto das escolas internacionais como das portuguesas. Contudo, o estudo
demonstra que os líderes das escolas internacionais estão preocupados com as
expectativas da administração, enquanto os directores das escolas portuguesas preferiam
ter mais autonomia e menos burocracia. A literatura consultada sugere que um líder
precisa de ter uma ampla variedade de características e a capacidade de as aplicar
conforme a situação e as circunstâncias, e isso foi confirmado pelo estudo. As duas
características pessoais identificadas por todos os participantes são ser uma figura
presente na escola e a competência em ser um comunicador eficaz.
Todos os participantes neste estudo foram capazes de identificar os seus pontos fortes e
as áreas a melhorar. Todos os directores de escolas internacionais e portuguesas
reconheceram que envolverem-se em demasiados projectos era a área a melhorar
enquanto que ser assertivo foi identificado por todos os participantes como um ponto forte
comum.
A capacidade para reflectir e reconhecer estas duas áreas em si próprio foi identificada
pela literatura consultada como essencial para uma liderança eficaz.
Os resultados do estudo concluem que os directores de escola preferem um estilo de
liderança democrático em ambos os casos, tanto nas escolas públicas como nas internacionais, e que autonomizar e apoiar os colaboradores para implementarem novas
ideias são estratégias motivacionais. The purpose of this qualitative study was to investigate the leadership styles and challenges encountered by Portuguese and International school principals in the Lisbon area. The research is based on primary and secondary data. Secondary data was collected from the relevant literature. The primary data was collected via personal interviews with five Portuguese and five international school principals. The interview questionnaire followed the four main stages suggested by Gillham (2000), and the results of these were discussed to the literature on leadership theories and concepts. Research shows that there are differences on how international schools and Portuguese schools are governed. The answers from the participants of this study validate what is suggested in the research. International and public-school principals have to face many challenges in their day to day of running a school. The implementation of changes in the school, curriculum alignment and consistency are common challenges found by the international and Portuguese school principals. However, the study demonstrates that international school leaders are concerned with stakeholder’s expectations while Portuguese school principals would rather have more autonomy and less bureaucracy. The literature suggests that a leader needs to have a wide range of characteristics and the ability to apply them according to the situation and circumstances and this has been verified in the study. The two common personal traits identified by all participants are, being a present figure in the school and to be an effective communicator. All the participants in this study were able to identify personal strengths and areas for improvement. All international and Portuguese school principals recognised that getting involved in too many projects was the area of work they needed to improve whereas being assertive has been equally identified by all participants as a common strength. The ability to reflect and acknowledge these two personal areas has been suggested in the literature to be crucial in effective leadership. The findings conclude that school principals prefer a democratic leadership style in both scenarios, international and the Portuguese schools, and that empowerment and supporting staff to implement new ideas are motivational strategies. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_carlos_silva_costa.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.