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http://hdl.handle.net/10071/18648
Autoria: | Cavadas, Margarida Gonçalves |
Orientação: | Rodrigues, Ricardo Borges Costa, Leonor Pereira da |
Data: | 18-Dez-2018 |
Título próprio: | Development of ambivalent sexism and gender stereotypes among children and adolescents: effects on behavioral intention to stereotypic task divison |
Referência bibliográfica: | Cavadas, M. G. (2018). Development of ambivalent sexism and gender stereotypes among children and adolescents: effects on behavioral intention to stereotypic task divison [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16848 |
Palavras-chave: | Children Adolescents Parents Ambivalent sexism Gender stereotypes Housework division Estereótipo Género Atitude Pais Trabalho doméstico |
Resumo: | This investigation examines the development of Ambivalent Sexism (i.e., Hostile and
Benevolent Sexism) and Warmth and Competence Gender Stereotypes in late childhood and
adolescence, and its’ influence on intention to stereotypic housework division.
The perpetuation of gender inequalities in the distribution of structural power is very much
related with the development of sexist stereotypes and attitudes from a young age, through
observation with parents and other adults’ behaviors and beliefs. This investigation explores
the development of Ambivalent Sexism (i.e., Hostile and Benevolent Sexism) and Warmth and
Competence Gender Stereotypes from childhood to adolescence, as well as its’ influence on
intention to stereotypic housework division. Furthermore, the relation between youngsters’
sexist attitudes and their parents’ attitudes was explored.
This study involved the participation of 167 youngsters, with ages between 9 and 15 years and
their parents (N = 102).
The results showed an association between parents and youngsters’ Hostile Sexism. It was
found that Stereotypes and the endorsement of Benevolent Sexism remained stable with age,
while the endorsement of Hostile Sexism decreased with age. Results also showed that
Behavioral Intention to Stereotypic Task was stronger for the participants who endorsed more
strongly hostile sexist attitudes. Behavioral Intention to Stereotypic Task Division remained
stable through age, but it was found a mediation effect of Functional Asymmetry on this effect,
but only for female participants. The implications of these findings for the literature are
discussed. A investigação explora o desenvolvimento de Sexismo Ambivalente (i.e., Sexismo Hostil e Benevolente) e dos Estereótipos de Género de Competência e Sociabilidade, da infância à adolescência, e a sua influência na intenção para a divisão estereotípica de tarefas domésticas. A perpetuação da desigualdade de género na distribuição de poder estrutural está fortemente relacionada com o desenvolvimento de estereótipos e atitudes sexistas, desde a infância, pela observação do comportamento e crenças dos pais e outros adultos. A investigação explora o desenvolvimento do Sexismo Ambivalente (i.e., Sexismo Hostil e Benevolente) e os Estereótipos de Género de Sociabilidade e Competência desde a infância e até à adolescência, bem como a sua influência na intenção para uma divisão estereotípica de tarefas domésticas. Para além disso, a relação entre as atitudes sexistas dos pais e dos seus filhos é explorada. O estudo envolveu 167 participantes, com idades entre os 9 e os 15 anos e os seus pais (N = 102). Os resultados mostraram uma associação entre as atitudes hostis dos jovens e dos pais. Foi concluído que os estereótipos e o apoio de crenças sexistas benevolentes se mantiveram estáveis com a idade, e uma diminuição no apoio a atitudes hostis ao longo da idade. Os resultados mostraram que participantes que apoiam mais fortemente atitudes hostis também demostraram intenção comportamental para divisão de tarefas mais estereotípica. A intenção comportamental para divisão estereotípica de tarefas domésticas permaneceu estável com a idade, mas esta relação é mediada pela Assimetria Funcional apenas para as participantes do sexo feminino. As implicações das conclusões na literatura são discutidas. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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