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http://hdl.handle.net/10071/18636
Autoria: | Grácio, Inês Soraia Pires |
Orientação: | Duarte, Henrique |
Data: | 27-Nov-2018 |
Título próprio: | Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: Efeitos da transparência e do valor da remuneração |
Referência bibliográfica: | Grácio, I. S. P. (2018). Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: Efeitos da transparência e do valor da remuneração [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18636 |
Palavras-chave: | Psicologia organizacional Motivação no trabalho Remuneração do trabalho Reward Engagement Motivation Turnover Transparency Control |
Resumo: | As remunerações são vistas como uma forma de reconhecimento, feedback de
desempenho, elemento motivador (Marasi & Bennett, 2016) e recompensa por um trabalho bem
feito (Milkovich et al., 2014a). Por esse motivo é de elevada importância o desenvolvimento de
práticas remuneratórias adequadas que primem pela objetividade e clareza.
A existência de uma comunicação clara e transparente leva a impactos nos colaboradores?
O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma o tipo de comunicação
influencia os sentimentos de engagement,motivação e intenção de saída de uma organização, por
parte dos colaboradores.
A recolha de dados foi realizada através do preenchimento de um questionário online, que
contou com a participação de 145 indivíduos, que possuem remunerações variáveis. Os
resultados demonstraram a existência de relações positivas e significativas entre as práticas de
transparency e sentimentos de engagement, motivação (intrínseca e extrínseca) e intenção de
saída de uma organização. A reward is seen as a form of recognition, performance feedback, motivational (Marasi & Bennett, 2016) as well an indicator for a job well done (Milkovich et al., 2014a). For this reason, the development of objective rewards practices is important. Does transparent communication influences employees? The main objective of this study is to understand how the type of communication influences the employees’ feelings of engagement, motivation and turnover. The data collect was performed through an online questionnaire, which was attended by 145 individuals, who have variable rewards. The results demonstrated the existence of positive and significant relationships between transparency practices and feelings of engagement, motivation (intrinsic and extrinsic) and intention to leave an organization. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ines_pires_gracio.pdf | 981,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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