Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18636
acessibilidade
Title: Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: efeitos da transparência e do valor da remuneração
Authors: Grácio, Inês Soraia Pires
Orientador: Duarte, Henrique
Keywords: Psicologia organizacional
Motivação no trabalho
Remuneração do trabalho
Reward
Engagement
Motivation
Turnover
Transparency
Control
Issue Date: 27-Nov-2018
Citation: GRÁCIO, Inês Soraia Pires - Relação das remunerações variáveis com a motivação, engagement e com o turnover: efeitos da transparência e do valor da remuneração [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18636>.
Abstract: As remunerações são vistas como uma forma de reconhecimento, feedback de desempenho, elemento motivador (Marasi & Bennett, 2016) e recompensa por um trabalho bem feito (Milkovich et al., 2014a). Por esse motivo é de elevada importância o desenvolvimento de práticas remuneratórias adequadas que primem pela objetividade e clareza. A existência de uma comunicação clara e transparente leva a impactos nos colaboradores? O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma o tipo de comunicação influencia os sentimentos de engagement,motivação e intenção de saída de uma organização, por parte dos colaboradores. A recolha de dados foi realizada através do preenchimento de um questionário online, que contou com a participação de 145 indivíduos, que possuem remunerações variáveis. Os resultados demonstraram a existência de relações positivas e significativas entre as práticas de transparency e sentimentos de engagement, motivação (intrínseca e extrínseca) e intenção de saída de uma organização.
A reward is seen as a form of recognition, performance feedback, motivational (Marasi & Bennett, 2016) as well an indicator for a job well done (Milkovich et al., 2014a). For this reason, the development of objective rewards practices is important. Does transparent communication influences employees? The main objective of this study is to understand how the type of communication influences the employees’ feelings of engagement, motivation and turnover. The data collect was performed through an online questionnaire, which was attended by 145 individuals, who have variable rewards. The results demonstrated the existence of positive and significant relationships between transparency practices and feelings of engagement, motivation (intrinsic and extrinsic) and intention to leave an organization.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18636
Thesis identifier: 202165345
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Ines_Pires_Gracio.pdf981.46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.