Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18614
acessibilidade
Title: A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura
Authors: Damil, Fábio Pontes
Orientador: Rodrigues, Luís
Oliveira, Abílio
Keywords: Tecnologia da informação
Hábito de leitura
Literacia
Educação infantil
Portugal
Reading
Technology
Literacy
Children education
Issue Date: 19-Nov-2018
Citation: Damil, F. P. (2018). A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18614
Abstract: Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs, sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente, aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados. O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais (Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico, indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode trazer para motivar crianças que não gostem de ler.
Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs, sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente, aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados. O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais (Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico, indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode trazer para motivar crianças que não gostem de ler.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18614
Thesis identifier: 202107000
Designation: Mestrado em Informática e Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_fabio_pontes_damil.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.