Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1861
acessibilidade
Title: A consciencialização do consumidor quanto às energias renováveis
Authors: Grilo, Rita da Silva Raimundo Martins
Orientador: Pereira, Hélia
Keywords: Energias renováveis
Energias não renováveis
Desenvolvimento sustentável
Comportamento do consumidor
Renewable energy
Not renewable energy
Sustainable development
Consumers’ behaviour
Issue Date: 2010
Citation: GRILO, Rita da Silva Raimundo Martins - A consciencialização do consumidor quanto às energias renováveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1861>.
Abstract: Nos últimos anos o mundo tem enfrentado grandes mudanças climáticas, fruto maioritariamente, dos maus hábitos de consumo de energia dos indivíduos. Por isso, é inevitável uma alteração desses mesmos hábitos, ou corre-se o risco de, a curto prazo, o mundo enfrentar consequências nefastas. Actualmente, o consumo desmedido das energias convencionais, ou não renováveis, conduzirá ao seu esgotamento e a um agravamento das condições de vida das gerações futuras. Assim, torna-se urgente a passagem das energias convencionais para uma maior exploração e consumo das renováveis, proporcionando desta forma, um desenvolvimento mundial mais sustentável. Neste trabalho analisa-se o comportamento dos consumidores quanto à adopção, das energias renováveis, tendo como objectivo perceber se estes estão mais conscientes dos seus actos e se por isso adoptam comportamentos mais sustentáveis. Conclui-se que as energias renováveis mais reconhecidas são a eólica e a solar, mostrando que é necessária mais divulgação das outras. O consumidor de uma maneira geral está consciente dos impactos que o consumo das fontes de energia convencionais irá trazer num futuro próximo. Por isso já adopta algumas atitudes que fazem a diferença e que ajudam a diminuir a sua pegada ambiental. No estudo realizado aferiu-se que a informação disponível ainda não é suficiente, tendo os inquiridos mostrado interesse numa maior divulgação desta através dos media, nomeadamente com debates e programas informativos em horário nobre, captando assim um público mais alargado.
In the last years the world has faced several climatic changes, as a result, mostly, of incorrect habits regarding energy consumption. Then, it is inevitable a change on those habits or in the short term the world can suffer the correspondent consequences. Currently, the unrestrained consumption of conventional or non-renewable energy, will lead to exhaustion and a worsening of conditions of life of future generations. Thus, it is vital to change from conventional energy sources for further exploration and consumption of renewable sources, thereby offering a more sustainable global development. This paper analyzes consumers’ behaviour in the adoption of renewable energy, aiming to understand whether these are more aware of their actions and therefore adopt sustainable behaviours. We can conclude that the most recognized renewable energies are wind and solar, showing the need of higher disclosure regarding the others. The consumer in general is aware about the impact that the consumption of conventional energy sources will bring in the future. So, he has already taken some attitudes that make the difference to help the reduction of his environmental footprint. In this study was verified that the available information is not enough, since the respondents showed a greater interest in the divulgation of this through the media, particularly with debates and information programs in prime time, thus capturing a wider audience.
Description: Relatório de Projecto / Classificação JEL: O13; Q01; Q27; Q42
URI: http://hdl.handle.net/10071/1861
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Rita Silva Grilo - A consciencialização do consumidor q.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.