Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18582
Autoria: Abreu, Marta Rodrigues Delgado Nogueira de
Orientação: Correia, Isabel Alexandra de Figueiredo Falcão
Data: 15-Nov-2018
Título próprio: Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores
Referência bibliográfica: Abreu, M. R. D. N. de (2018). Burnout, perceções de justiça e infrahumanização das vítimas em professores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18582
Palavras-chave: Psicologia social
Síndrome de burnout
Professor
Crença
Justiça
Belief in a just world
Infrahumanization
Resumo: Tem vindo a ser demonstrado em diversos estudos que os professores sofrem de burnout (ex., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Partindo do princípio de que a desumanização de pacientes (i.e., percecionar os pacientes como possuindo menos características humanas, Haslam & Loughan, 2014) está associada a menores níveis de burnout, sendo considerado um mecanismo defensivo para os profissionais de saúde (Vaes & Muratore, 2013), e sabendo que a Crença no Mundo Justo (CMJ) é um recurso pessoal (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), tentámos replicar a associação entre a infrahumanização (um tipo de desumanização) da vítima e os baixos níveis de burnout, mas neste caso em professores, investigando ainda se a infrahumanização defensiva medeia a relação entre a CMJ e o burnout. De modo a medir estas variáveis, foi desenvolvido um questionário online que foi preenchido por professores de diferentes escolas (N=144). Os resultados revelaram que existe uma correlação negativa significativa entre a CMJ e os níveis de burnout e que a infrahumanização não se revela um mediador desta relação. Ademais, foi possível verificar que existe uma correlação positiva significativa entre a CMJ e o grau de infrahumanização e uma correlação negativa significativa entre esta variável e os níveis de burnout.
In several studies, it has been shown that teachers suffer from burnout (e.g., Rita, Patrão & Sampaio, 2010). Departing from the finding of that dehumanization of patients (i.e., perceiving the patients as lacking human characteristics, Haslam & Loughan, 2014 not workers that is associated with less burnout (Vaes & Muratore, 2013), and knowing that Belief in a Just World (BJW) is a personal resource (Dalbert, 1999, Lerner, 1980), we tried to replicate the association between infrahumanization (one type of dehumanization) of a victim and lower burnout, this time on teachers, investigating if defensive infrahumanization mediate the relation between BJW and burnout. In order to measure the stated variables, we conducted an online questionnaire to teachers of different schools (N=144). The research findings show that there is a significant negative correlation between BJW and the burnout levels and that infrahumanization do not mediate that relation. In addiction, it was possible to verify that there is a significant positive correlation between BJW and infrahumanization degree and one significant negative correlation between this variable and the burnout levels.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_nogueira_abreu.pdf792,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.