Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18577
Autoria: Ganhão, Paula Maria
Orientação: Fernandes, Nuno Luís Monteiro Madureira
Data: 19-Set-2018
Título próprio: A imagem da nação: as Casas de Portugal no estrangeiro durante o Estado Novo
Referência bibliográfica: Ganhão, P. M. (2018). A imagem da nação: as Casas de Portugal no estrangeiro durante o Estado Novo [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18577
ISBN: 9789897811586
Palavras-chave: Casa de Portugal
História contemporânea
Turismo
Propaganda
Estado Novo
Estudo de casos
Portugal
Nova Iorque - Estados Unidos da América
Tourism
Resumo: A presente dissertação analisa o trabalho desenvolvido pelas Casas de Portugal no estrangeiro durante o Estado Novo. Estas delegações procuraram levar a cabo uma ação de propaganda do país e do regime no exterior, cuja agenda contemplava a área comercial, turística, cultural e também política. Inicialmente, as Casas de Portugal começaram por ser centros oficiais de informação, no entanto, acabariam por desempenhar um papel importante na defesa da imagem da nação. Com efeito, este trabalho questiona de que modo é que as Casas de Portugal se moldaram ao longo das várias décadas para responder às políticas e prioridades estratégicas de promoção da nação no exterior. Avalia ainda a evolução das mesmas no que diz respeito ao seu funcionamento e organização, de modo a que correspondesse à discriminação de audiências e de públicos internacionais diferenciados, e sensível às áreas geográficas onde foram instaladas. A Casa de Portugal de Nova Iorque é escolhida como caso de estudo, sendo, para o efeito, levado a cabo uma análise detalhada da ação da mesma nas suas várias vertentes de atuação.
This dissertation analyses the work carried out by the Casas de Portugal abroad during the Estado Novo regime. These delegations sought to carry out a propaganda campaign for the country and the regime overseas, whose agenda included the commercial, tourist, cultural and political areas. In effect, this study questions how the Casas de Portugal were shaped over the decades to respond to the policies and strategic priorities for promoting the nation and evaluates their evolution in terms of their operation and organization, acting on differentiated international audiences, while sensitive to the geographical areas where they were installed. The Casa de Portugal in New York has been chosen as a case study, and, for this purpose, a detailed analysis of the action in its various aspects of performance is carried out.
Designação do grau: Doutoramento em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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