Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18555
Autoria: | Florencio, Letícia de Oliveira |
Orientação: | Martins, Dulce Simões, Francisco |
Data: | 17-Dez-2018 |
Título próprio: | O papel dos agentes educativos na educação para carreira de jovens: um estudo exploratório numa escola secundária do distrito de Lisboa |
Referência bibliográfica: | Florencio, L. de O. (2018). O papel dos agentes educativos na educação para carreira de jovens: um estudo exploratório numa escola secundária do distrito de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18555 |
Palavras-chave: | Psicologia social Jovem Ensino secundário Projeto educativo Aprendizagem ao longo da vida Orientação profissional Carreira profissional Estratégias educativas Career education Educational agents Youth Educational context |
Resumo: | A Educação para Carreira traduz-se como uma aprendizagem ao longo da vida
de forma a oferecer aos jovens, ferramentas que os tornem ativos na construção dos seus
projetos de vida e escolhas futuras de carreira. Neste enquadramento, destaca-se a
relevância dos agentes educativos em ambiente escolar, como indivíduos que assumem
lugar de destaque no apoio e na orientação à formação e nos processos de tomada de
decisão. Esta investigação destina-se a compreender a importância dos agentes
educativos no desenvolvimento da Educação para Carreira de jovens em contexto
escolar. Participaram neste estudo exploratório um total de 20 agentes educativos, entre
eles, professores, técnicos superiores e professores membros da direção, pertencentes
aos quadros de funcionários de uma escola secundária no distrito de Lisboa no ano
lectivo de 2017/2018. Com base na metodologia qualitativa, realizaram-se cinco grupos
focais para recolha de dados a respeito da opinião dos agentes educativos sobre a
temática central. A análise de conteúdo dos discursos deu origem a três grandes grupos
de categorização: Educação para Carreira, Papel dos Agentes e Práticas de Educação
para Carreira. Os resultados revelaram que a Educação para Carreira ainda é um assunto
pouco divulgado e aplicado nas escolas. Algumas das ideias e práticas são adotadas
mesmo que intuitivamente, como, por exemplo, conversas orientadoras sobre o tema da
carreira e esclarecimentos adicionais à aplicabilidade dos conteúdos didáticos no
contexto de trabalho. Career Education translates as lifelong learning in order to provide young people with tools to make them active in building their life projects and future career choices. In this context, the relevance of the educational agents in the school environment, as individuals who stand out in the support and orientation to the formation and in the processes of decision making, stands out. This research aims to understand the importance of educational agents in the development of Career Education for young people in school context. A total of 20 educational agents took part in this exploratory study, including teachers, senior technicians and teachers who are members of the school direction, belonging to the staff of a secondary school in the district of Lisbon in the academic year 2017/2018. Based on the qualitative methodology, five focal groups were held to collect data on the opinion of educational agents on the central theme. Discourse content analysis gave rise to three major categorization groups: Career Education, Role of Agents and Career Education Practices. The results have revealed that career education is still a fairly underestimated and disregarded subject within schools. Some ideas and practices are adopted even if intuitively, for example, careeroriented conversations and clarification on the applicability of content in the work context. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_leticia_oliveira_florencio.pdf | 675,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.