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dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão-
dc.contributor.advisorCrespo, Miguel Ângelo de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Tiago Manuel Gama Martins Lucas dos-
dc.date.accessioned2019-07-18T15:03:00Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationSantos, T. M. G. M. L. dos (2018). A comunicação realizada pelo Programa Operacional Capital Humano tem relevância para os media? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18499pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18499-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de projeto é diagnosticar se a comunicação produzida pelo Programa Operacional Capital Humano (PO CH), no âmbito do Portugal 2020, tem relevância para os media. O método utilizado foi uma análise quantitativa realizada através de um inquérito online a 98 jornalistas e uma análise qualitativa através de duas entrevistas semiestruturadas a dois editores de jornais portugueses: Jornal de Notícias e jornal ECO – Economia Online. Os resultados demonstram que todos os 98 jornalistas que responderam ao inquérito dizem conhecer a marca Portugal 2020 e 90 afirmam conhecer o PO CH. Da amostra resulta também que 88 dos profissionais de comunicação social reconhecem que o tema dos Fundos Europeus necessita de uma formação prévia. Nas entrevistas semiestruturadas efetuadas, ambos os editores alertam para a necessidade de simplificação dos termos técnicos e jargões utilizados na comunicação dos Fundos Europeus. No entanto, e em contraciclo dessa perceção, 89 % dos jornalistas que dizem conhecer a marca PO CH considera que a informação/comunicação efetuada pelo Programa no seu portal e nas redes sociais ajuda sempre, ou contribui em determinadas matérias, para a elaboração de conteúdos jornalísticos. Conclui-se, pois, que o PO CH é o Programa com maior índice de notoriedade do Portugal 2020. A questão à qual este trabalho procura responder tem resultados claros e esclarecedores: 80 dos 90 jornalistas que dizem conhecer a marca PO CH consideram que a comunicação realizada pelo Programa é positiva ou muito positiva, números que representam uma aceitação considerável relativamente ao trabalho desenvolvido. 94% dos que responderam ao inquérito participariam num workshop organizado pelo PO CH sobre os Fundos Europeus.por
dc.description.abstractThe purpose of this project work is to diagnose if the communication produced by the Human Capital Operational Program (HCOP), within the scope of Portugal 2020, has relevance for the media. The method used was a quantitative analysis conducted through an online survey of 98 journalists and a qualitative analysis through two semi - structured interviews to two Portuguese newspaper editors: Jornal de Notícias and ECO - Economia Online newspaper. The results show that the 98 journalists who responded to the survey say they know the Portugal 2020 brand and 88 declare they know the HCOP. The sample also shows that 88 media professionals say that the theme of the European Funds needs prior training. In the semi-structured interviews carried out, both editors point out the need to simplify the technical terms and jargon used in the communication of the European Funds. However, 89% of journalists who claim to know the HCOP brand believe that the information / communication carried out by the Program on its portal and on social networks always helps, or helps in certain matters, the elaboration of journalistic content. It is concluded, therefore, that PO CH is the Program with the highest level of notoriety of Portugal 2020. The question to which this paper seeks to answer has clear and illuminating results: 80 of the 90 journalists who say they know the mark HCOP consider that the communication carried out by the Program is positive or very positive, numbers that represent a considerable acceptance regarding the work developed. 94% of those responding to the survey would participate in a workshop organized by the HCOP on the European Funds.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFSE Fundo Social Europeupor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPrograma operacionalpor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectJornalistaspor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectEuropean Fundspor
dc.subjectMediapor
dc.subjectHuman Capital Operational Programmepor
dc.subjectJournalistic interestpor
dc.titleA comunicação realizada pelo Programa Operacional Capital Humano tem relevância para os media?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202188663por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2019-12-10-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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