Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18480
Autoria: Yelemessova, Gaukhar
Orientação: Menezes, João Carlos Rosmaninho de
Data: 17-Out-2018
Título próprio: The first steps between Portugal and the Russian-speaking target market in medical tourism
Referência bibliográfica: Yelemessova, G. (2018). The first steps between Portugal and the Russian-speaking target market in medical tourism [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18480
Palavras-chave: Turismo
Médicos
Clusters
Trabalho de projeto
Portugal
Rússia
Medical tourism
Push and pull factors
Clusters
Ecosystem
Medical facilitator and patients' provider
Resumo: O objetivo deste estudo de caso é abordar os primeiros passos para criar um turismo médico em Portugal, especificamente como iniciar uma abordagem para promover ofertas de serviços médicos conjuntas num mercado-alvo de língua russa. O projeto "Turismo médico em Portugal", promovido pela associação privada sem fins lucrativos Health Cluster Portugal, embora apresente genericamente formas de concretizar a estratégia de marca e um plano de ação no desenvolvimento de um cluster de turismo médico em Portugal não o faz para o mercado de língua russa. O desenvolvimento e o sucesso futuro do estudo aqui apresentado podem contribuir para o desenvolvimento do mercado de serviços médicos no país. A investigação consiste em: revisão da literatura considerada relevante para descrições de turismo médico, fatores de tomada de decisão e modelos de negócios; análise de informação secundária para abordar os "pull factors" referentes a Portugal assim como os determinantes no desenvolvimento do projeto "turismo médico em Portugal e as motivações dos turistas médicos de língua russa em viagens médicas; análise e discussão da informação resultante de entrevistas semiestruturadas sobre os "push factors" de pacientes de língua russa em viagens médicas bem como sobre os pontos fortes e fracos de Portugal na atração de turismo médico; recomendações sobre a atração de turistas médicos de língua russa e a criação de um ambiente amigável local durante o tratamento. O estudo concluiu dando indicações sobre o próximo passo para a construção de um cluster de turismo de saúde forte, competitivo, orientado para o cliente e bem organizado, com pacotes atraentes de turismo médico para turistas médicos e parceiros fornecedores do serviço. A análise de quais tratamentos são os mais populares entre os turistas médicos de diferentes países de língua russa não é o objetivo do estudo.
The main objective of the case study is the first steps to create medical tourism in Portugal, namely a medical tourism cluster with actors to promote the joint medical offers in a Russianspeaking target market. The project "Medical tourism in Portugal", promoted by the private non-profit association Health Cluster Portugal, starts a way of embodying branding strategy and a plan of action in the development of a medical tourism cluster in Portugal. The development and future success of the project can influence the development of the medical services market and the economic development of the country. The research structure consists of the following parts: literature review for descriptions of medical tourism, decision-making factors and business models; Portugal pull factors and development of the project "Medical tourism on Portugal" with using secondary data; motivations of Russian-speaking medical tourists in medical trips with using secondary data; results from semi-structured interviews of the push factors of Russian-speaking patients in medical trips and Portugal's strengths and weaknesses in the pull factors in medical tourism are discussed; recommendations on attracting Russian-speaking medical tourists and creating a like-home environment during the treatment for them. The study concluded by pointing out what must be the next step to a vigorous effort to construct strong, competitive, customer-oriented and well-organized health tourism cluster, with attractive medical tourism packages for medical tourists and patient’s providers. Analyse of which treatments are the most popular among medical tourists from different Russian-speaking countries is not the study’s aim.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gaukhar_yelemessova.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.