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http://hdl.handle.net/10071/18458
Autoria: | Glória, Vasco Manuel Franco |
Orientação: | Costa, Renato |
Data: | 13-Set-2018 |
Título próprio: | A criação da marca certificada "Oeste" à luz das estratégias de negócio e da teoria dos stakeholders |
Referência bibliográfica: | Glória, V. M. F. (2018). A criação da marca certificada "Oeste" à luz das estratégias de negócio e da teoria dos stakeholders [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18458 |
Palavras-chave: | Estratégia empresarial Negócio Sector agrícola Stakeholders Região Oeste Portugal Western region Business strategies Differentiation Stakeholder theory Horticultural products Certified brand “Oeste” Value creation Agricultural sector |
Resumo: | O novo paradigma económico promove índices competitivos, sejam eles de
preço ou de qualidade, obrigando forçosamente qualquer entidade com perspetivas
otimistas à adaptação, evolução e inovação constante. Para tal, é essencial a combinação
dinâmica de recursos e capacidades que permitem atingir vantagens competitivas
sustentáveis.
A presente dissertação estuda a possibilidade de criar uma marca certificada
“Oeste” associada aos produtos hortícolas da região Oeste, Portugal, fundamentada
teoricamente com as Estratégias de Negócio e com a Teoria dos Stakeholders, que
promove a criação de valor partilhado.
Constatou-se que a região Oeste apresenta de facto características
diferenciadoras, apoiadas fortemente pela combinação do clima com o conhecimento
produtivo local possíveis de associação a uma marca produtiva certificada de uma
determinada gama de produtos, tendo em vista o impacto socioeconómico positivo.
Destaca-se os baixos índices de fatores sociais, nomeadamente colaboração e
cooperação, que dificultam a implementação de ideias inovadoras. Por fim, a forte
influência do mercado, balanceado pela oferta e pela procura, e a pouca exigência do
cliente nacional dificultam a valorização de produtos com qualidade ao invés de
produtos com baixo preço. The new economic paradigm promotes competitive indices, whether those are price or quality, forcing any entity, with optimistic perspectives inserted in the labor market, to adaptation, evolution and constant innovation. Therefore, a dynamic combination of resources and capabilities is essential to achieve sustainable competitive advantage. The present dissertation studies the possibility of creating a certified brand “Oeste” associated to horticultural products from the Western region of Portugal. It is theoretically based on Business Strategies and the Stakeholders Theory, which encourages the creation of shared value. It was verified that the Western region has in fact differentiating characteristics, strongly supported by the combination of the climate with the local productive knowledge, with possible association to a certified productive brand of a certain range of products, taking in account the positive socioeconomic impact. It is important to highlight the low levels of social factors, such as collaboration and cooperation, which hinder the implementation of innovative ideas. Lastly, the strong influence of the market, balanced by supply and demand, and the low requirement of the national customer make it difficult to value products with quality instead of low price. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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