Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18458
Autoria: Glória, Vasco Manuel Franco
Orientação: Costa, Renato
Data: 13-Set-2018
Título próprio: A criação da marca certificada "Oeste" à luz das estratégias de negócio e da teoria dos stakeholders
Referência bibliográfica: Glória, V. M. F. (2018). A criação da marca certificada "Oeste" à luz das estratégias de negócio e da teoria dos stakeholders [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18458
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Negócio
Sector agrícola
Stakeholders
Região Oeste
Portugal
Western region
Business strategies
Differentiation
Stakeholder theory
Horticultural products
Certified brand “Oeste”
Value creation
Agricultural sector
Resumo: O novo paradigma económico promove índices competitivos, sejam eles de preço ou de qualidade, obrigando forçosamente qualquer entidade com perspetivas otimistas à adaptação, evolução e inovação constante. Para tal, é essencial a combinação dinâmica de recursos e capacidades que permitem atingir vantagens competitivas sustentáveis. A presente dissertação estuda a possibilidade de criar uma marca certificada “Oeste” associada aos produtos hortícolas da região Oeste, Portugal, fundamentada teoricamente com as Estratégias de Negócio e com a Teoria dos Stakeholders, que promove a criação de valor partilhado. Constatou-se que a região Oeste apresenta de facto características diferenciadoras, apoiadas fortemente pela combinação do clima com o conhecimento produtivo local possíveis de associação a uma marca produtiva certificada de uma determinada gama de produtos, tendo em vista o impacto socioeconómico positivo. Destaca-se os baixos índices de fatores sociais, nomeadamente colaboração e cooperação, que dificultam a implementação de ideias inovadoras. Por fim, a forte influência do mercado, balanceado pela oferta e pela procura, e a pouca exigência do cliente nacional dificultam a valorização de produtos com qualidade ao invés de produtos com baixo preço.
The new economic paradigm promotes competitive indices, whether those are price or quality, forcing any entity, with optimistic perspectives inserted in the labor market, to adaptation, evolution and constant innovation. Therefore, a dynamic combination of resources and capabilities is essential to achieve sustainable competitive advantage. The present dissertation studies the possibility of creating a certified brand “Oeste” associated to horticultural products from the Western region of Portugal. It is theoretically based on Business Strategies and the Stakeholders Theory, which encourages the creation of shared value. It was verified that the Western region has in fact differentiating characteristics, strongly supported by the combination of the climate with the local productive knowledge, with possible association to a certified productive brand of a certain range of products, taking in account the positive socioeconomic impact. It is important to highlight the low levels of social factors, such as collaboration and cooperation, which hinder the implementation of innovative ideas. Lastly, the strong influence of the market, balanced by supply and demand, and the low requirement of the national customer make it difficult to value products with quality instead of low price.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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