Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18454
Autoria: Galvão, Inês de Melo Azevedo Noronha
Orientação: Santos, Maria Conceição
Data: 10-Dez-2018
Título próprio: Plano de marketing para a marca Kaffa: lançamento de um novo produto: cápsula de café biodegradável e compostável
Referência bibliográfica: Galvão, I. de M. A. N. (2018). Plano de marketing para a marca Kaffa: lançamento de um novo produto: cápsula de café biodegradável e compostável [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18454
Palavras-chave: Marketing
Estratégias de marketing
Plano de marketing
Gestão da marca
Sustentabilidade
Trabalho de projeto
Marketing plan
Biodegradable coffee capsules
Product launch
Sustainability
Resumo: Primeiro, havia o grão de café, depois o café instantâneo, depois as lojas de café para levar, atualmente existem as máquinas de cápsulas de café. Cada vez mais as cápsulas de café recebem críticas por serem uma ameaça ambiental, pois estas sendo de porção unitária causam consumo desnecessário de recursos e geram demasiados resíduos. Acredita-se que as cápsulas em material plástico ou alumínio vão ter de acabar em determinada altura. O presente Plano de Marketing sugere o lançamento no mercado português pela marca Kaffa de nova cápsula sem impacto nocivo para o ambiente – uma cápsula de café totalmente biodegradável e compostavél. Este produto irá ser lançado em 2019. Neste projeto de mestrado, foi identificado o mercado potencial e o interesse deste novo produto para a Kaffa. Foi assim elaborado um estudo às envolventes macro e micro, o que contribuiu para avaliar o impacto deste produto na marca, assim como os recursos necessários para a sua implementação. Neste sentido, definiu-se uma estratégia de marketing e foi elaborado um marketing mix, em que o foco é a junção da sustentabilidade com a gestão de marca através de uma estratégia de marketing verde. Esta estratégia irá contribuir para a marca aumentar a sua notoriedade ao mesmo que tempo que se diferencia da concorrência através de um produto inovador.
First, there was the coffee bean, then the instant coffee, then the take away coffee shops, and now are the coffee capsule machines. But increasingly coffee capsules are criticized for being an environmental threat, since single-serving capsules cause unnecessary consumption of resources and generate too much waste. Therefore, plastic or aluminium capsules are likely to have to end at some point. This Marketing Plan suggests the launch in the Portuguese market by the brand Kaffa of a new capsule without any harmful impact to the environment - a coffee capsule completely biodegradable and compostable. This product will be released in 2019. In this master's project, the potential market and the interest of this new product for Kaffa were identified. A study was carried out on the macro and micro surroundings, which contributed to evaluate the impact of this product on the brand, as well as the resources needed for its implementation. A marketing strategy was defined, and a marketing mix was developed, focusing on the combination of sustainability and brand management through a green marketing strategy. This strategy will contribute to increase brand awareness and, at the same time, differentiate from competition through an innovative product.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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