Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18421
Autoria: Reis, Tânia Sofia Alves dos
Orientação: Suleman, Fátima
Data: 13-Dez-2018
Título próprio: Políticas de formação profissional: comparação entre Alemanha, Espanha e Portugal
Referência bibliográfica: Reis, T. S. A. dos (2018). Políticas de formação profissional: comparação entre Alemanha, Espanha e Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18421
Palavras-chave: Formação profissional
Mercado de trabalho
Desemprego
Vocational training
Active employment policies
Job market
Unemployment
Resumo: Esta pesquisa visa analisar as políticas de formação profissional em três países europeus, Alemanha, Espanha e Portugal entre os anos 2000 e 2014. Para tal, utiliza a informação do LABREF (Labour Market Reforms Database) e analisa 54 políticas definidas pelos países em análise. O objetivo central desta pesquisa é identificar características comuns, bem como diferenças entre países com mercados de trabalho distintos. Portugal e Espanha partilham algumas características, designadamente o elevado desemprego que ocorreu durante o período de crise instalada nos países. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e apoia-se numa análise documental das medidas de política de formação. Após a análise, os resultados mostram que há diferenças importantes entre os países da Península Ibérica e a Alemanha. A criação de infraestruturas física e de informação, designadamente o catálogo de qualificações que prevalece em Portugal e Espanha, enquanto na Alemanha há uma preocupação mais profunda para melhorar as competências dos adultos empregados. Pode verificar-se essas tendências pelo número de políticas de formação destinadas a esses fins. Em todos os países, existem medidas direcionadas para os jovens e adultos desempregados, sendo que em Portugal e Espanha há uma preocupação mais relevante com os jovens. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar os principais públicos-alvo de medidas nos três países. Permitiram igualmente evidenciar quais os tipos de políticas de formação mais prevalecentes em cada país.
This research aims at analyzing vocational training policies in three European countries, Germany, Spain and Portugal between the years 2000 and 2014. To do so, it uses the LABREF (Labor Market Reforms Database) information and analyzes 54 policies defined by the countries under analysis. More specifically, the central goal of this research is to identify common characteristics, as well as differences, between countries with different labor markets. The methodology adopted is of a qualitative nature and is based on a documental analysis of training policy measures. After the analysis, the results show that Portugal and Spain share some characteristics, namely a high unemployment rate during the period of crisis in the countries. There are also important differences between the countries of the Iberian Peninsula and Germany. The creation of physical and information infrastructure, namely the catalog of qualifications that prevails in Portugal and Spain, while in Germany there is a deeper concern to improve the skills of adults employed. These trends can be seen by the number of training policies for these purposes. In all countries there are measures aimed at unemployed youth and adults, and in Portugal and Spain there is a more relevant concern with young people. Overall, the results of this research allowed to identify the main target groups of measures in the three countries. They also highlighted the types of training policies most prevalent in each country.
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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