Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18420
Autoria: Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
Orientação: Esteves, Pedro
Data: 17-Dez-2018
Título próprio: Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
Referência bibliográfica: Ramos, A. F. F. do L. (2018). Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18420
Palavras-chave: Gestão de empresas
Plano de negócio
Agroindústria
Análise de mercado
Estratégia empresarial
Marketing
Trabalho de projeto
Business plan
Agriculture
Arbutus unedo
Market
Resumo: Portugal tem vindo a deparar-se nos últimos anos com o desafio de alcançar e manter um crescimento económico sustentado. Os sectores agro-alimentar e florestal podem vir a ter um papel de extrema importância na concretização desse objetivo, contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional de forma economicamente competitiva e ambientalmente sustentável. É neste contexto que surge este projeto que tem como elemento principal o Medronho – fruto com um carisma especial em Portugal e com enormes potencialidades. Foi elaborado este Plano de Negócio, enquanto ferramenta de Gestão, para estruturação da ideia, conjugando-a com criação de valor para o cliente e com a avaliação da viabilidade do negócio de uma perspetiva económica e financeira. O negócio em análise consiste na plantação de medronheiros e exploração do fruto para diferentes aplicações, nomeadamente para produção de fruta desidratada, polpa e aguardente. Para a concretização deste objetivo, o desenvolvimento do plano de negócio teve início com uma revisão da literatura nas temáticas consideradas relevantes para contextualizar o projeto e servir de suporte às decisões a tomar nas fases seguintes do trabalho. De seguida, foi realizado o diagnóstico externo e interno do negócio que permitiu conhecer as forças e fraquezas do mesmo e as oportunidades e ameaças da sua envolvente tendo em vista a definição da estratégia de desenvolvimento, com a formulação da estratégia de negócio nas suas diversas componentes. Foram definidas políticas de implementação que incluíram a definição do plano de marketing, deixando subjacente a necessidade de definir uma marca para os produtos seleccionados. Por fim, e de acordo com as políticas de implementação, foram estabelecidas as estimativas de custo do projeto que fundamentaram a avaliação económica e financeira do negócio e a consequente análise de viabilidade.
Over the last years, Portugal has been facing a challenge to achieve and maintain the sustained economic growth. It is considered that the agro-food and forest sectors may have an extremely important role to the achievement of that objective by contributing to the growth of national added value in an economically competitive and environmentally sustainable way. This project is created in this context and has, as its main element, the fruit of Arbutus unedo (strawberry tree) – a charismatic fruit in Portugal with enormous potentialities. This business plan was created as a management tool to structure the idea, to create value to the client and to evaluate the economic and financial viability of the business. It considers the implementation of strawberry trees plantation and the use of the fruit to different purposes, namely, production of dehydrated fruit, pulp and distillate. To achieve this objective, this business plan started with the literature review regarding the relevant concepts to contextualize the project and to support the decisions to be taken afterwards. Then, the external and internal diagnosis of the business has been performed to provide knowledge on its strengths and weaknesses and opportunities and threats of the environment. This allowed the definition of the development strategy that included the business strategy formulation in all different components. The implementation policies have been defined, as well. They included the marketing plan and they revealed the need of a brand for the selected products. Finally, and in accordance with the implementation policies, the estimated costs of the project were determined and supported the economic and financial evaluation of the business and consequently the correspondent viability analysis.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_lumiar_ramos.pdf2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.