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http://hdl.handle.net/10071/18419
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Title: Práticas de governança eletrônica (GE) nas universidades federais brasileiras: uma análise fundada nas novas diretrizes de governança da Administração Pública Federal
Authors: Simões, Janine Daeuble
Orientador: Ferraz, David
Cavalcante, Sueli
Keywords: Ensino superior
Governação
E-government
Administração pública
Modernização administrativa
Brasil
Public governance
Electronic governance
Models of electronic governance
Federal universities
Federal public administration
Brazil
Issue Date: 11-Dec-2018
Citation: SIMÕES, Janine Daeuble - Práticas de governança eletrônica (GE) nas universidades federais brasileiras: uma análise fundada nas novas diretrizes de governança da Administração Pública Federal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18419>.
Abstract: É evidente a crescente importância da governança eletrônica (GE) na Administração Pública Federal, na prestação de serviços públicos e no estímulo à participação cidadã nas iniciativas governamentais. Contudo, entender de que forma os modelos de GE afetam os resultados das organizações públicas carece de trabalho empírico. Procurou-se contribuir para o avanço do entendimento do fenómeno da GE nas universidades federais brasileiras, a partir das novas diretrizes de governança digital do Governo Federal. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando os últimos 10 anos de investigação de GE no Brasil, seguida de um questionário aplicado às 63 universidades brasileiras. Entre as hipóteses formuladas, foi possível confirmar as H1 (As práticas de GE realizadas pelas universidades possuem uma baixa adesão aos princípios estabelecidos no Decreto Nº 8.638/2016), H2 (As práticas de GE realizadas pelas universidades possuem uma baixa adesão às iniciativas estratégicas previstas na Estratégia de Governança Digital da Administração Pública Federal) e H4 (Houve um aumento de implantação de práticas de GE nas universidades a partir da promulgação do novo marco legal), e rejeitar a H3 (A formulação, a execução e o controlo das práticas de GE estão concentrados nas áreas de Tecnologia da Informação e Conhecimento das universidades). Evidenciou-se que as universidades apresentam mais características de e-governo do que de governança eletrônica e que há uma concentração de práticas voltadas à prestação de serviços e ao acesso à informação. Falta, portanto, um maior incentivo à participação da sociedade nos processos de tomada de decisão e controlo das universidades brasileiras.
It is evident the increasing importance of e-governance (EG) in the Federal Public Administration, in the provision of public services and in stimulating the participation of society in government initiatives. However, understanding how EG models affect the results of public organizations lacks empirical answers. It was sought to contribute to the advancement of the understanding of the phenomenon of electronic governance in Brazilian federal universities, based on the new digital governance guidelines of the Federal Government. For this, a bibliographical research is carried out addressing the last 10 years of research in Brazil, followed by a survey applied to the 63 Brazilian universities. It was possible to confirm the H1 (The EG practices carried out by the universities have a low adherence to the principles established in Decree Nº 8.638/2016), H2 (The EG practices carried out by the universities have a low adherence to the strategic initiatives foreseen in the Digital Governance Strategy of the Federal Public Administration) and H4 (There was an increase in the implantation of EG practices in universities from the promulgation of the new legal framework), and to reject H3 (The formulation, execution and control of EG practices are concentrated in the areas of Information Technology and Knowledge of universities). It was evidenced that federal universities present more characteristics of e-government than e-governance and that there is a concentration of practices focused on the provision of services and access to information. Thus, there is a lack of incentive to the participation of society in the decision-making and control processes of Brazilian universities.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18419
Thesis identifier: 202105415
Designation: Mestrado em Administração Pública
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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