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http://hdl.handle.net/10071/18410
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga | - |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico | - |
dc.contributor.author | Bispo, Ana Rosa de Noronha da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-09T16:57:35Z | - |
dc.date.available | 2019-07-09T16:57:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2018-10 | - |
dc.identifier.citation | Bispo, A. R. de N. da C. (2018). A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18410 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/18410 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and the dimensions of the intrinsic motivation. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Psicologia das emoções | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Creativity | por |
dc.subject | Praise | por |
dc.subject | TCT-DP | por |
dc.subject | Intrinsic motivation | por |
dc.subject | Flow | por |
dc.title | A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 202179257 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências em Emoções | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ana_costa_bispo.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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