Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18410
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga-
dc.contributor.advisorNogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico-
dc.contributor.authorBispo, Ana Rosa de Noronha da Costa-
dc.date.accessioned2019-07-09T16:57:35Z-
dc.date.available2019-07-09T16:57:35Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationBISPO, Ana Rosa de Noronha da Costa - A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18410>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18410-
dc.description.abstractO presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca.por
dc.description.abstractThe present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and the dimensions of the intrinsic motivation.eng
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPsicologia das emoçõespor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectPraisepor
dc.subjectTCT-DPpor
dc.subjectIntrinsic motivationpor
dc.subjectFlowpor
dc.titleA importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202179257por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_ana_costa_bispo.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.