Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18410
Autoria: Bispo, Ana Rosa de Noronha da Costa
Orientação: Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga
Nogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico
Data: 30-Nov-2018
Título próprio: A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar
Referência bibliográfica: BISPO, Ana Rosa de Noronha da Costa - A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18410>.
Palavras-chave: Criatividade
Psicologia das emoções
Motivação
Creativity
Praise
TCT-DP
Intrinsic motivation
Flow
Resumo: O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca.
The present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and the dimensions of the intrinsic motivation.
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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