Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18410
Autoria: | Bispo, Ana Rosa de Noronha da Costa |
Orientação: | Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga Nogueira, Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico |
Data: | 30-Nov-2018 |
Título próprio: | A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar |
Referência bibliográfica: | Bispo, A. R. de N. da C. (2018). A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18410 |
Palavras-chave: | Criatividade Psicologia das emoções Motivação Creativity Praise TCT-DP Intrinsic motivation Flow |
Resumo: | O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram
analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico
ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de
escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e
foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento",
"elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida
comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não
convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada
positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada
negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e
esforço/interesse da motivação intrínseca. The present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and the dimensions of the intrinsic motivation. |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_costa_bispo.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.