Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18394
Autoria: Godinho, Catarina Maria Jorge
Orientação: Brochado, Ana
Data: 26-Nov-2018
Título próprio: Portuguese millennials and green buying behavioral intentions: application of the theory of planned behavior
Referência bibliográfica: Godinho, C. M. J. (2018). Portuguese millennials and green buying behavioral intentions: application of the theory of planned behavior [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18394
Palavras-chave: Green marketing
Millennials
Theory of planned behavior
Motivation
Buying behavioral intention
Marketing ambiental
Comportamento
Gestão
Portugal
Resumo: The awareness towards the topic of sustainability has grown, forcing a shift in the market. Consumers are now increasingly demanding for green products and services and to fulfill it, companies need to change their strategies and focus on green marketing. Millennials are the most informed social group due to the constant connectivity via Internet to the outer world and due to that, they are the leaders of this green movement. Their heterogeneity difficult the goal of companies of meeting their customers’ expectations and therefore, it is crucial to acknowledge which are their motivations to develop a purchase intention. A framework to study the determinants of a behavioral intention (Theory of Planned Behavior) was created based on three predictors: attitude, subjective norm and perceived behavioral control. However, this framework has opportunities of improvement since it does not consider experiences of an individual nor his identity. This research aims to fulfill this gap and analyze which are the most relevant determinants of behavior intention within the Portuguese millennials. Quantitative data was collected through a survey and that information was analyzed through PLS structural equation modeling. The results identify subjective norm, willingness to pay, green self-identity and past experience, as determinants of buying behavioral intention within the Portuguese millennials, meanwhile attitude does not impact it directly.
O tópico da sustentabilidade tem ganho uma grande relevância nos dias de hoje, forçando uma mudança de paradigma no mercado. Os consumidores exigem cada vez mais a comercialização de produtos e serviços verdes e para satisfazer estas exigências, as empresas têm que mudar a sua estratégia, apostando em estratégias de Marketing verde. Os millennials são a geração mais instruída devido à ligação com o resto do mundo via Internet, levando-os a ser líderes deste movimento verde. A sua heterogeneidade dificulta o objetivo das empresas de satisfazer as expectativas dos consumidores, tornando-se crucial entender quais as suas motivações para exercer um comportamento de compra. Foi criado um modelo para estudar os determinantes de intenção de comportamento (teoria do comportamento planeado) com base em três variáveis: atitude, norma subjetiva e controlo percecionado. Contudo, este modelo apresenta oportunidades de melhoria considerando que este não analisa experiência nem identidade. Este projeto visa acrescentar valor nesta área através do estudo sobre os principais determinantes na intenção de compra verde dos millennials Portugueses. Para efetuar este estudo foi necessário recolher dados quantitativos através de um questionário, tendo estes sido analisados através de equações estruturais. Os resultados identificaram a norma subjetiva, a disponibilidade de pagamento, a identidade verde e a experiência passada, como determinantes da intenção de comportamento de compra verde. A atitude relevou-se como não sendo um determinante, não impactando diretamente a intenção de comportamento de compra verde.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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