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http://hdl.handle.net/10071/18366
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Title: Como atrair investimento para Portugal: Tesla case study
Authors: Amado, Sara Filipa
Orientador: Costa, Renato Lopes da
Keywords: Gestão de empresas
Sector automóvel
Veículo eléctrico
Investimentos
Stakeholders
Portugal
Electric cars
Investment
Gigafactory
Issue Date: 2-Nov-2018
Citation: AMADO, Sara Filipa - Como atrair investimento para Portugal: Tesla case study [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18366>.
Abstract: A Tesla é uma empresa americana a operar no setor automóvel que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, assim como produtos à base de baterias. A possibilidade de construir uma "Gigafactory" na Europa proporciona uma avaliação sobre as condições que Portugal tem para receber um investimento desta dimensão. Assim, o objetivo da dissertação é avaliar o complexo fenómeno social relativo aos principais fatores de atratividade para o investimento em Portugal, especificamente no caso da construção de uma "Gigafactory" da Tesla no país, tendo ainda o propósito de classificar conceitos e de gerar novas ideias e conhecimentos teóricos sobre o tema, com a intenção de ganhar novos "inputs" para o investimento em Portugal. As técnicas utilizadas para a análise de dados foram um conjunto de entrevistas, tentando compreender o significado que as pessoas atribuem aos fenómenos analisados. Após analisados os resultados conclui-se que o "stakeholder" mais influente no processo de internacionalização é o Estado, onde são apontadas oportunidades como os incentivos financeiros e económicos. Por outro lado, é defendido que este processo de internacionalização em concreto é também uma decisão do Governo, onde deve existir um estudo de todas as necessidades envolvidas no seu seguimento. Conclui-se também que este investimento seria uma mais valia para o país, principalmente a nível de crescimento económico e criação de emprego.
Tesla is an American company operating on the cars sector, which develops and sell electric high performance cars as well as batteries. The possibility of Building a Gigafactory in Europe, gives to Portugal de possibility to analyze the conditions to receive an investment with scale. Therefore, the objective of this dissertation is to evaluate the complex social phenomena for the main factors of attractiveness of investment in Portugal, especially in the case of construction of a Tesla Gigafactory in the country as well as generating concepts, generating new ideas and theoretical knowledge on the theme, with the aim of gaining new inputs for investment in Portugal. The techniques used for analyzing the data, were a group of interviews in order to try to understand the meaning that people attribute to the analyzed phenomena. After analyzing the results we can deduce that the most influential stakeholder, in the internationalization process, is the State, where we can point out opportunities such as financial and economic incentives. On the other hand, it is claimed that this process of internationalization is also a decision of the Government, where should exist a study of all the needs involved. It is also concluded that this investment would be an additional value for the country, mainly in terms of economic growth and job creation.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18366
Thesis identifier: 202136140
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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