Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/18325
Author(s): | Bata, Lígia Daniela Lucas |
Advisor: | Pereira, José Santana |
Date: | 11-Dec-2018 |
Title: | A influência da comunicação de políticas públicas: análise da campanha de divulgação do complemento solidário para idosos |
Reference: | Bata, L. D. L. (2018). A influência da comunicação de políticas públicas: análise da campanha de divulgação do complemento solidário para idosos [Em linha].[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18325 |
Keywords: | Estratégias de comunicação Política pública Política social Idoso Communication strategy Public policy communication Solidarity supplement for the ederly Disclosure campaign |
Abstract: | Esta investigação nasce da necessidade de se perceber o impacto potencial de uma estratégia de
comunicação de políticas públicas. O estudo de caso escolhido foi a campanha de divulgação
do Complemento Solidário para Idosos. Esta campanha tinha como objetivo divulgar a política
pública de modo a aumentar o número de beneficiários.
A presente dissertação de mestrado centra-se em dois pontos cruciais: foi necessário conhecer
a aposta no Complemento Solidário para Idosos, perceber por que esta é uma prestação social
diferencial e paradigmática e entender os fatores que levaram a que esta política pública não
atingisse o número de beneficiários esperados; por outro lado, a análise de toda a estrutura da
campanha para que se pudesse perceber se esta reunia as condições para realizar o que se
propunha: aumentar o take-up do Complemento Solidário para Idosos.
Após a análise, chegou-se à conclusão de que a campanha de divulgação foi bem estruturada e
utilizou todos os instrumentos comunicacionais de forma eficiente. Em termos quantitativos,
verificou-se que houve realmente um aumento do take-up da política pública.
Não se pode concluir que o aumento do número de beneficiários se deveu somente à campanha,
no entanto, tendo em conta que esta utilizou todas as ferramentas e instrumentos
comunicacionais de forma eficaz, espera-se que tenha contribuído para o sucesso desta política
pública. This research arises from the need to understand the potential impact of the communication strategy used in a public policy. The case study analyzed was the campaign to publicize the Solidarity Supplement for the Elderly, whose main goal was to advertise this public policy to increase the number of beneficiaries. The present master’s thesis focuses on two crucial points: on one hand, the importance of the Solitary Supplement for the Elderly, why it is a differential and paradigmatic social benefit, and what are the reasons that might have caused it to not reach the expected number of beneficiaries. On the other hand, the analysis of the entire structure of the campaign, in order to verify if it gathered the conditions to accomplish what it was proposed: to increase the take-up of the Solitary Supplement for the Elderly. The analysis allowed me to conclude that the publicity campaign was well structured and used all its communication tools efficiently. In quantitative terms, the campaign managed to increase the take-up of the public policy. However, it cannot be concluded that the increase in the number of beneficiaries was only due to the campaign itself. Non-the less, given that it has used all communication tools and instruments available, I it is likely that it has contributed to the success of this public policy. |
Degree: | Mestrado em Políticas Públicas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_ligia_lucas_bata.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.