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Author(s): Rosa, André Filipe Morais
Advisor: Simões, Eduardo
Date: 9-Nov-2018
Title: Melhorar as competências de coaching dos líderes: um projeto de intervenção
Reference: Rosa, A. F. M. (2018). Melhorar as competências de coaching dos líderes: um projeto de intervenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18288
Keywords: Competências
Liderança
Eficácia
Coaching
Trabalho de projeto
Abstract: Este projeto teve como principal objetivo desenvolver e testar formas de intervenção para melhorar as competências de coaching dos líderes. No capítulo 1 clarificamos a diferença entre desenvolver o líder e desenvolver a liderança, descrevemos a evolução das teorias e abordagens da liderança, bem como o desenvolvimento da noção de coaching, salientando os benefícios que traz às organizações e para os líderes bem como as possíveis barreiras à implementação do coaching nas organizações. No capítulo 2 e com o suporte da revisão de literatura, descreve-se uma intervenção assente em sessões de coaching aos colaboradores de uma organização pública que desempenham cargos de chefia, com o objetivo de desenvolver as competências de coaching, através do coaching, trazendo assim novas ferramentas para o exercício da liderança. Através das sessões de coaching realizadas e pelo feedback recolhido ao longo dessas sessões, os líderes rapidamente foram incorporando as dimensões de coaching trabalhadas (comunicação aberta; abordagem de equipa; valorizar as pessoas; aceitar ambiguidades) e as sessões de coaching revelaram-se bastante úteis para estes, tal como os resultados qualitativos indicam.
This project had as main objective to develop and test forms of intervention to improve the coaching skills of the leaders. In chapter 1 we clarify the difference between developing a leader and developing leadership, we describe the evolution of leadership theories and approaches as well as the development of the coaching concept, highlighting the benefits it brings to organizations and leaders as well as possible barriers to the effective implementation of coaching in organizations. In chapter 2, together with the support of literature revision, we describe an intervention based on coaching sessions with the employees of a public organization that have management positions, with the objective of developing coaching skills, through coaching, bringing therefore new tools to the leadership exercise. Based on the feedback collected throughout these coaching sessions, leaders were able to quickly acknowledge and put into practice the dimensions of the coaching skills (open communication; team approach; valuing of people; accept ambiguities) and these sessions proved to be extremely useful, as shown by the qualitative results.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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