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http://hdl.handle.net/10071/18238
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Title: Os fatores que influenciam a escolha das empresas de auditoria em Portugal
Authors: Caeiro, Ana Cláudia Vieira dos Santos Ramos
Orientador: Pais, Cláudio António Figueiredo
Almeida, Paulo Alexandre Pereira Alves de
Keywords: Auditoria
Big Four
Prestação de serviços
Portugal
Audit
Big-4
Auditor’s choice
Big 4 selection
Issue Date: 24-Oct-2018
Citation: CAEIRO, Ana Cláudia Vieira dos Santos Ramos - Os fatores que influenciam a escolha das empresas de auditoria em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18238>.
Abstract: O objetivo deste estudo é verificar quais são os fatores determinantes para a escolha das firmas de auditoria em Portugal e ainda verificar se esses fatores influenciam positivamente a escolha das big 4, face às restantes empresas de auditoria ou não. O presente estudo é justificado pela falta de estudos semelhantes aplicados à realidade portuguesa e pela necessidade crescente de as firmas de auditoria conhecerem os principais fatores que influenciam a sua escolha, de forma a adotarem estratégias que permitam captar e reter os seus clientes, num setor cada vez mais regulado e competitivo. Assim, a contribuição deste estudo revela-se particularmente importante para as firmas de auditoria e para os reguladores deste setor em Portugal. Trata-se do primeiro estudo acerca dos fatores que influenciam a escolha das firmas de auditoria aplicado à realidade portuguesa, o qual incide sobre empresas não cotadas e baseia-se em questionários com um número significativo de respostas. O desenho de investigação também único visto usar uma regressão do comum uso de estatística descritiva. A revisão de literatura tem como objetivo identificar quais os fatores que influenciam geralmente a escolha dos auditores pelos seus clientes, permitindo formular as hipóteses a testar neste estudo. A amostra corresponde a 347 empresas portuguesas, com diferentes dimensões e pertencentes a vários setores de atividade. Os resultados mostram que a proximidade geográfica da firma de auditoria, e o fator recomendação aumentam a probabilidade de seleção das big 4, face às restantes firmas de auditoria. Pelo contrário, a orientação para o cliente e a competência técnica dos colaboradores da firma de auditoria, diminuem a probabilidade de seleção das big 4 em relação às restantes firmas de auditoria. A dimensão do cliente e um mau desempenho surgem como características do cliente que influenciam positivamente a seleção das big 4, relativamente aos restantes auditores, de acordo com os resultados obtidos.
The purpose of this study is to verify the determining factors for audit firm’s selection in Portugal and also to verify if these factors positively influence the choice of the big 4 rather than other audit firms. The present study is justified by the lack of similar studies applied to the Portuguese reality and by the increasing need for audit firms to know the main factors that influence their choice, in order to adopt strategies to capture and retain their clients, in a growing regulated and competitive sector. The contribution of this study proves to be particularly important for the audit firms and for the regulators of this sector in Portugal. This is the first study on the factors influencing the choice of audit firms applied to Portuguese reality, which focuses on unlisted companies and is based on questionnaires with a significant number of responses. The literature review enables the identification of factors that generally influence the choice of auditors by their clients, allowing us to formulate the hypotheses to be tested in this study. The random application of questionnaires aims to measure the degree of agreement with those factors, from the respondent’s perspective. From the responses of 347 Portuguese companies, with different dimensions and from various activity sectors, a log-it regression was developed in order to obtain the information to validate the hypotheses under investigation. Thus, the results of this study point out that the geographical proximity of the audit firm and the recommendation factor, increase the likelihood of a big 4 selection, compared to the other audit firms. On the contrary, the client orientation and the technical competence of the audit firm's employees decrease the likelihood of selecting a big 4 in relation to the other audit firms. Customer size and a poor performance, translated as a negative net result, appear as customer characteristics that positively influence the selection of a big 4, relative to the other auditors, according to obtained results.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18238
Thesis identifier: 202127605
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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