Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18236
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Vieira Jorge Samuel-
dc.contributor.authorRodrigues, Carolina Luísa dos Santos Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-06-24T14:26:24Z-
dc.date.available2019-06-24T14:26:24Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carolina Luísa dos Santos Ribeiro - O jornalismo de música extrema em Portugal: estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultraje [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18236>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18236-
dc.description.abstractA imprensa de música extrema é uma área vasta que pode ser estuda transdisciplinarmente. Apesar das possibilidades académicas, há pouquíssimos trabalhos científicos em português. Esta dissertação almeja mudar um pouco o cenário, concentrando-se na media especializada em música extrema em Portugal, nos casos da revista Loud e Ultraje e, tendo como universo suplementar, as webzines Loudness Magazine, Metal Imperium, Portuguese Distortion, Songs for the Deaf Radio, e a revista digital World of Metal. Partindo-se da pergunta "como funciona a imprensa especializada em música extrema em Portugal?", pretendeu-se compreender de uma maneira holística de que forma se estrutura este nicho editorial, a longevidade e funções deste tipo de media em relação ao nicho que representa. Adicionalmente, procurou-se caracterizar a posição do fã dentro desta atividade e como este se relaciona com os agentes dentro cena. Para tal, numa fase inicial, estudaram-se os elementos definidores desta música, seguida de um enquadramento teórico da cena de música extrema portuguesa. Na segunda fase, examinou-se a história das revistas físicas e zines em Portugal e como a conjuntura evoluiu para a criação da Loud e da Ultraje, recorrendo-se à análise de conteúdo qualitativa e entrevistas exploratórias e semiestruturadas com os agentes que são fulcrais para este trabalho: os escritores das revistas e zines. Assim, concluiu-se que a aposta em conteúdos originais e na publicidade direcionada é essencial para a sustentação da imprensa que, dentro da cena, funciona com base rede de comunicação que opera paralelamente com o mercado adjacente onde há uma troca de informação-divulgação.por
dc.description.abstractThe extreme music press comprehends a vast area which can be studied transdisciplinary. Notwithstanding its academic possibilities, there are scarce scientific works in Portuguese. This dissertation aims to change the scenario, even if slightly, focusing on the specialized media in extreme music in Portugal, concretely the cases of Loud and Ultraje magazines, and as supplemental universe, the Loudness Magazine, Metal Imperium, Portuguese Distortion, SFTD Radio webzines and the digital publication World of Metal. Bearing in mind the research question "how does the specialized press in extreme music work in Portugal?", the author intends to understand in a holistic manner the way it is structured, its longevity and the functions this type of media has related to the niche it represents. Additionally, it seeks to characterize the fans positions inside this activity and how does it relate with its agents. To achieve these targets, the music defining elements were studied, followed by a theoretical framework of the Portuguese extreme music scene. Subsequently, it was examined how the history of magazines and zines in Portugal evolved to conjuncture which allowed the Loud and Ultraje creation, using qualitative content analysis and exploratory and semi-structured interviews with the agents – the magazines and zines writers - which are crucial for this dissertation. In conclusion, the investment in original contents and directed publicity are essential for the media sustainability which functions based on a communication network inside the scene. Likewise, it also operates parallelly with the adjacent market where there is a constant exchange of information-divulgation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectMúsica rockpor
dc.subjectRede de comunicaçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectMagazinespor
dc.subjectMediapor
dc.subjectSubculturepor
dc.subjectScenepor
dc.subjectExtreme musicpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectZinespor
dc.titleO jornalismo de música extrema em Portugal: estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultrajepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202128709por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_carolina_ribeiro_rodrigues.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.