Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1822
acessibilidade
Title: A utilização de instrumentos financeiros derivados em empresas não financeiras: o caso EDP – Energias de Portugal, S.A.
Authors: Faustino, Sílvia Estrangeiro
Orientador: Costa, João Abrantes
Keywords: Electricidade
Hedging
Instrumentos derivados financeiros
Swap
Electricity
derivative instruments
Issue Date: 2010
Citation: FAUSTINO, Sílvia Estrangeiro - A utilização de instrumentos financeiros derivados em empresas não financeiras: o caso EDP – Energias de Portugal, S.A. [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1822>.
Abstract: Com a progressiva liberalização da indústria de electricidade esta defronta-se, como talvez nenhuma outra indústria, com uma extrema volatilidade dos preços na aquisição de commodities para a produção de electricidade, acrescida da volatilidade dos preços de venda de electricidade em mercados organizados. Perante um clima de risco e incerteza, a adopção de uma estratégia de hedging sólida e altamente eficaz revela-se fundamental para que possa ser conferida alguma estabilidade aos resultados da empresa. Este documento aborda a estratégia de hedging de risco financeiro e de risco de mercados num caso português, a EDP – Energias de Portugal, S.A., por recurso à demonstração da eficácia conseguida no hedging de taxa de juro utilizando swaps nos financiamentos de médio-longo prazo e no hedging de risco de mercado utilizando swaps de electricidade. As principais conclusões deste trabalho prendem-se com a verificação de uma estratégia de hedging bastante complexa, em particular na gestão do risco de mercado, e com a constatação de que a mesma, para os casos práticos analisados, resulta como altamente eficaz.
Progressively competitive markets in the worldwide electricity industry led, possibly as in no other industry, to companies facing high volatility in commodities prices acquisition, as well as increasing volatility in electricity sale prices performing in organized markets. Under a climate of uncertainty and riskiness, adopting a solid and highly effective hedging strategy becomes elementary to insure and sustain a certain level of profit stability. This paper takes a look inside the risk management strategy over financial risk and markets risk of a Portuguese empirical case, EDP – Energias de Portugal, S.A., demonstrating hedging effectiveness both in interest rate risk, using interest rate swaps, as in market risk, with electricity swaps. Looking at a significantly complex hedging strategy, particularly in markets risk management, this document concludes that, for the empirical analyzed cases, the hedge turned out to be highly effective.
Description: Projecto de Mestrado em Finanças / Classificação J.E.L.: G32; G39
URI: http://hdl.handle.net/10071/1822
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
A utilização de instrumentos financeiros derivados em empres.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.