Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18206
acessibilidade
Title: Final do ciclo de vida ativa: o papel dos gestores de recursos humanos e a perceção dos trabalhadores mais velhos
Authors: Silva, Adiana da Graça Alberto
Orientador: Ramos, Sara
Keywords: Gestão de recursos humanos
Envelhecimento
População activa
Mercado de trabalho
Metodologia qualitativa
End of the active life cycle
Human resources management
Age-sensitive human resources management
Older workers
Human resources management practices
Issue Date: 19-Nov-2018
Citation: SILVA, Adiana da Graça Alberto - Final do ciclo de vida ativa: o papel dos gestores de recursos humanos e a perceção dos trabalhadores mais velhos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18206>.
Abstract: Este trabalho consiste numa dissertação desenvolvida no âmbito da temática do envelhecimento da população ativa e, consequentemente, do envelhecimento dos recursos humanos nas organizações. O principal objetivo é tentar compreender os limites da intervenção da Gestão de Recursos Humanos no final do ciclo de vida ativa do trabalhador. O envelhecimento demográfico tem caracterizado as sociedades ditas desenvolvidas, e tem como consequência o aumento de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho. Existe, portanto, a necessidade de uma reorganização e readaptação das práticas de recursos humanos, tornando-as sensíveis a este fenómeno do envelhecimento. Torna-se igualmente necessário compreender a perceção que os Gestores de Recursos Humanos (GRH) têm relativamente ao envelhecimento dos seus trabalhadores, bem como, (re)pensar a gestão da idade nas suas organizações e nas práticas que garantam o apoio a esses trabalhadores mais velhos, num futuro muito próximo. Nesse sentido, foi feita uma recolha de dados através de entrevistas, recorrendo a uma metodologia de análise qualitativa. Foi feita a discussão dos resultados, articulando os dados recolhidos com a revisão da literatura. Relativamente aos resultados, foi possível verificar que os Gestores de Recursos Humanos que participaram no estudo demonstram ter já alguma consciência de que a população ativa está a envelhecer e que é necessário a criação de práticas de GRH para os mesmos, mas continuam a gerir os seus trabalhadores através de práticas formais e tradicionais de GRH, que são comuns a todas as empresas participantes. Quanto aos trabalhadores mais velhos entrevistados, estes não têm uma perceção clara da existência de práticas de GRH sensíveis à idade ou orientadas para a gestão da idade.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18206
Thesis identifier: 202041921
Designation: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Adiana_Alberto_Silva.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.