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http://hdl.handle.net/10071/18093
Autoria: | Fernandes, Diana Ferraz da Costa |
Orientação: | Menezes, João Carlos R. Simões, Paulo |
Data: | 17-Out-2018 |
Título próprio: | Perspectives of operating room efficiency as part of the perioperative process |
Referência bibliográfica: | Fernandes, D. F. da C. (2018). Perspectives of operating room efficiency as part of the perioperative process [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18093 |
Palavras-chave: | Efficiency Perioperative process Person-centered care Patient-centered approach Gestão Clima organizacional Profissional de saúde Estabelecimento hospitalar Estudo de eficiência Competências Trabalho de equipa |
Resumo: | The dissertation explores efficiency in health services environment. The concepts of
efficiency, competence (in health), quality of care, person-centered care and perioperative
care are addressed in operating room context.
A qualitative and exploratory methodology is used. Data collection is obtained through a
narrative interview process to eleven health professionals, given their experience in
perioperative context. From the eleven participants, two are nurses from general surgery and
nine are from the operating room‟ team (one perfusionist, two anesthetists, two general
surgeons, two cardiothoracic surgeons and two operating room‟ nurses), in which one is the
leader of the cardiothoracic surgery.
The results point out to five dimensions of efficiency: efficiency seen as action, resistance to
efficiency, efficiency as a chimera, efficiency seen as patient‟s well-being and efficiency as
the result of a team in interaction (with and/or without the patient).
The study concluded that health professionals show some resistance in approaching the
concept of efficiency and tend to confuse it with the concept of efficacy. Moreover, they see
efficiency as a chimera. Gains of efficiency are seen as a decrease in resources and
competence and, consequently, an increase of the risk involved (for patients and
professionals). Furthermore, it is referred the importance of acting as a team and be in
constant interaction for a successful outcome. A dissertação explora eficiência em contexto de serviços de saúde. Os conceitos de eficiência, competência (na saúde), qualidade em cuidados de saúde, cuidado centrado na pessoa e cuidado perioperatório são abordados em contexto de bloco operatório. É usada uma metodologia qualitativa e de investigação. A recolha de dados é feita através de um processo de investigação narrativa a onze profissionais de saúde, dadas as suas experiências em contexto perioperatório. Destes onze participantes, dois são enfermeiros de cirurgia geral e nove são do bloco operatório (um perfusionista, dois anestesistas, dois cirurgiões gerais, dois cirurgiões cardiotorácicos e dois enfermeiros de bloco operatório), do qual um é diretor da cirurgia cardiotorácica. Os resultados apontaram para cinco dimensões de eficiência: eficiência vista como ação, resistência à eficiência, eficiência como quimera, eficiência vista como bem-estar do paciente e eficiência como resultado de uma equipa em interação (com e/ou sem o paciente). O estudo concluiu que os profissionais de saúde mostram alguma resistência em abordar o conceito de eficiência e tendem a confundi-lo com o conceito de eficácia. Além disso, eles veem eficiência como uma quimera. Ganhos de eficiência são vistos como uma diminuição dos recursos e competências e, consequentemente, um aumento do risco envolvido (para doentes e profissionais). Além do mais, é referida a importância de atuar como uma equipa e estar em constante interação para um resultado final satisfatório. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_diana_costa_fernandes.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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