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dc.contributor.authorSilva, T. M.-
dc.contributor.editorFaculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa-
dc.date.accessioned2019-05-10T15:54:01Z-
dc.date.available2019-05-10T15:54:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18056-
dc.description.abstractNo momento em que as circunstâncias em que se desenvolve a prática profissional em arquitetura, (afastando-se do ciclo tradicional de atelier - da encomenda à construção), discute-se a possibilidade de desenvolver experiências na Academia de modo a adequar os procedimentos pedagógicos a estas novas circunstâncias. Dada a conjuntura de crise económica que afetou os países do Sul da Europa, a prática da arquitetura já não tem a oferta das décadas passadas (80 e 90 do século XX), que se traduzia em encomenda pública e privada, e concursos públicos com alguma dimensão. Procurámos, a partir de uma experiência de ensino de projeto, adequar a prática a esta nova realidade. Envolvendo o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, a Technische Universität Darmstadt, o DINAMIA’CET-IUL, a Câmara Municipal de Lisboa, o FAS (Fundo de Arquitetura Social) e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, esta experiência de ensino teve início num Summer School onde, se problematizaram tópicos associados aos núcleos antigos das cidades e realizaram propostas para o bairro do Castelo em Lisboa. A metodologia pretendeu confrontar os estudantes a partir de duas linhas de atuação: 1. projetar com o construído – as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas e sociais; 2. projetar em contato com o sítio, com a população e os agentes locais (abandonando a habitual zona de conforto - produção de projeto em sala de aula desligados da realidade social, económica e cultural). Pretendeu-se, que os estudantes pudessem desenhar as valências programáticas a propor, de acordo com a proximidade aos habitantes, agentes locais e sociedade civil, pressupondo uma prática abrangente e integradora. Os resultados obtidos, para além de se constituírem estratégias de inovação social, revelaram igualmente uma arquitetura contextual: propostas que não passaram diretamente pela construção mas cujo propósito tinha somente um carácter organizacional.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa-
dc.relationUID/SOC/03127/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPrática da arquiteturapor
dc.subjectEnsino de projetopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectArquitetura contextualpor
dc.titleArquitetura e participação – uma experiência de ensino de projetopor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleProjetar a Cidade com a Comunidade: reflexões sobre processos participados: livro de resumos-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2017-
dc.pagination41 - 41-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume1-
degois.publication.firstPage41-
degois.publication.lastPage41-
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleArquitetura e participação – uma experiência de ensino de projetopor
dc.date.updated2019-05-08T16:25:14Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43842-
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