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http://hdl.handle.net/10071/18056
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, T. M. | - |
dc.contributor.editor | Faculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T15:54:01Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T15:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/18056 | - |
dc.description.abstract | No momento em que as circunstâncias em que se desenvolve a prática profissional em arquitetura, (afastando-se do ciclo tradicional de atelier - da encomenda à construção), discute-se a possibilidade de desenvolver experiências na Academia de modo a adequar os procedimentos pedagógicos a estas novas circunstâncias. Dada a conjuntura de crise económica que afetou os países do Sul da Europa, a prática da arquitetura já não tem a oferta das décadas passadas (80 e 90 do século XX), que se traduzia em encomenda pública e privada, e concursos públicos com alguma dimensão. Procurámos, a partir de uma experiência de ensino de projeto, adequar a prática a esta nova realidade. Envolvendo o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, a Technische Universität Darmstadt, o DINAMIA’CET-IUL, a Câmara Municipal de Lisboa, o FAS (Fundo de Arquitetura Social) e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, esta experiência de ensino teve início num Summer School onde, se problematizaram tópicos associados aos núcleos antigos das cidades e realizaram propostas para o bairro do Castelo em Lisboa. A metodologia pretendeu confrontar os estudantes a partir de duas linhas de atuação: 1. projetar com o construído – as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas e sociais; 2. projetar em contato com o sítio, com a população e os agentes locais (abandonando a habitual zona de conforto - produção de projeto em sala de aula desligados da realidade social, económica e cultural). Pretendeu-se, que os estudantes pudessem desenhar as valências programáticas a propor, de acordo com a proximidade aos habitantes, agentes locais e sociedade civil, pressupondo uma prática abrangente e integradora. Os resultados obtidos, para além de se constituírem estratégias de inovação social, revelaram igualmente uma arquitetura contextual: propostas que não passaram diretamente pela construção mas cujo propósito tinha somente um carácter organizacional. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Faculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa | - |
dc.relation | UID/SOC/03127/2013 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Prática da arquitetura | por |
dc.subject | Ensino de projeto | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Arquitetura contextual | por |
dc.title | Arquitetura e participação – uma experiência de ensino de projeto | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Projetar a Cidade com a Comunidade: reflexões sobre processos participados: livro de resumos | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2017 | - |
dc.pagination | 41 - 41 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 41 | - |
degois.publication.lastPage | 41 | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Arquitetura e participação – uma experiência de ensino de projeto | por |
dc.date.updated | 2019-05-08T16:25:14Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43842 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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