Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17903
acessibilidade
Title: Caso pedagógico: analisar a implementação de uma estratégia de gamification no modelo de avaliação de desempenho da Novabase
Authors: Cabral, Joana Margarida Dinis Pereira Conde
Orientador: Martins, Luís Carlos da Silva
Keywords: Gestão de recursos humanos
Avaliação do desempenho
Gestão de talentos
Análise estratégica
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Gamification
Generation Y
Millennials
Performance appraisal model
Issue Date: 18-Oct-2018
Citation: CABRAL, Joana Margarida Dinis Pereira Conde - Caso pedagógico: analisar a implementação de uma estratégia de gamification no modelo de avaliação de desempenho da Novabase [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17903>.
Abstract: O presente projeto de mestrado tem por objetivo o desenvolvimento de um Caso Pedagógico sobre estratégias de gamification aplicadas a modelos de avaliação de desempenho, nomeadamente a sua aplicabilidade para responder às características dos millennials. Neste Caso foi analisada a implementação de uma estratégia de gamificaiton no modelo avaliação de desempenho numa empresa de TI do tecido empresarial português, a Novabase. Foram analisados dados relevantes da empresa como a breve história da sua evolução, o mercado envolvente e a caracterização dos colaboradores. O antigo e o novo modelo de avaliação de desempenho e gestão de talento foram analisados em detalhe, dando especial atenção à ferramenta de gamification implementada pela empresa. Sendo um tema atual com repercussões na motivação e retenção de talento da empresa, o presente caso pretende analisar a estratégia implementada, bem como examinar os impactos da implementação e identificar os pontos de melhoria do projeto. Pretende-se que os alunos estejam em condições de compreender e analisar as temáticas e os dados presentes no caso e que consigam retirar conclusões quanto às oportunidades de melhoria do novo modelo e propor estratégias que permitam o sucesso da gamificaiton na empresa a longo prazo. No final do caso foram providenciados aspetos a ter em conta pelos gestores das empresas que pretendam implementar uma estratégia de gamification. Por último e tendo em conta o que foi dito, o tema escolhido para este caso é bastante pertinente nos dias de hoje, tendo como objetivo despertar nos alunos a consciência para a importância das temáticas apresentadas e contribuir para a formação de futuros líderes mais despertos para os novos paradigmas laborais.
This master project aims to develop a Pedagogical Case about gamification strategies applied to performance appraisal models, namely its applicability to respond to millennials characteristics. This Case was analyzed the implementation of a gamification strategy in the talent management model of an IT Portuguese company, Novabase. The old and new model of performance appraisal and talent management were analyzed in detail, giving special attention to the gamification tool implemented by the company. Being a current theme with repercussions on the motivation and retention of Novabase's talent, the present case intends to analyze the implemented strategy, as well as to examine the impacts of the implementation and identify the improvement points of the project. It is intended that the students will be able to understand and analyze the themes and data presented in the case and that they can draw conclusions about the opportunities for improvement as well as propose strategies that allow the success of the gamification model in a long-term. At the end of this case, were provided aspects and insights to be taken in consideration by managers that want to implement a gamification strategy. Finally, and taking into account what has been said, the theme chosen for this case is very pertinent, and aims to contribute for awareness of the importance of the themes presented and to the forming of future leaders more attempted to the new labor paradigms.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17903
Thesis identifier: 202134253
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_joana_conde_cabral.pdf3.65 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.