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http://hdl.handle.net/10071/17887
acessibilidade
Title: Está por aí alguém?: percepção da exposição e da privacidade nas redes sociais, entre estudantes universitários
Authors: Rodrigues, Nelson Jorge dos Santos
Orientador: Oliveira, Abílio Gaspar de
Keywords: Rede social
Privacidade
Segurança
Social network services
Information security
Online privacy
Perceived security
Trust in social Networks and information control
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: Rodrigues, N. J. dos S. (2018). Está por aí alguém?: percepção da exposição e da privacidade nas redes sociais, entre estudantes universitários [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17887
Abstract: As redes sociais online têm conhecido uma taxa de adoção mundial sem precedentes no universo das tecnologias de informação. Não obstante as inúmeras vantagens decorrentes da utilização das redes sociais online, estes sistemas vivem da partilha de informação, por vezes privada, dos seus utilizadores. Apesar das redes sociais oferecerem inúmeras funcionalidades de gestão de definições e preferências de privacidade e segurança, muitos utilizadores optam – de forma consciente ou não – em efetuar uma partilha excessiva, ou não controlada, de informação pessoal com as redes sociais. A partilha controlada (ou não!) de informação pessoal nas redes sociais pode colocar as pessoas em situações de risco ou até mesmo de ameaça, quer ao próprio individuo quer a outras pessoas da sua rede de contactos ou família. Este projeto visa, sobretudo, compreender como é que os estudantes universitários percecionam o modo como se expõem online e a importância que isso tem na sua privacidade e na segurança da informação partilhada nas redes sociais. Foram desenvolvidos dois estudos, um exploratório e outro inferencial. No primeiro, mais qualitativo, foram realizadas entrevistas com especialistas e um focus group com estudantes universitários, daí resultando indicadores usados posteriormente, na elaboração de um questionário, no segundo estudo, de índole mais quantitativa. Entre os principais resultados, constatou-se uma elevada preocupação dos estudantes com a sua privacidade nas redes sociais, porém, mais na teoria do que na prática, havendo, assim discrepâncias entre as suas perceções (ou opiniões) e os seus comportamentos (ou atitudes) típicos, nas redes sociais. Pelo que, este trabalho permite contribuir para avaliar a distorção entre as perceções que os estudantes têm da sua exposição online, da salvaguarda da sua privacidade, e os reais comportamentos que exibem no uso diário das redes sociais.
Social Network Services have seen an unprecedented adoption rate in the world of information technology. Notwithstanding the numerous benefits of using social networking services, these systems live from the sharing of information, sometimes private, from their users. Although social network services have numerous privacy and security settings and management features, many users choose - consciously or unintentionally - to make excessive or uncontrolled sharing of personal information with social network services. This controlled sharing (or not!) of personal information on social networks can put people at risk or even threatening situations, either to the individual himself or to others in his network or family. This project aims to understand how university students perceive the way they expose themselves online and the importance that this has on their privacy and the security of information shared in social networks. Two studies were developed, one exploratory and another inferential. On the first, more qualitative, were conducted interviews with specialists and a focus group with college students, resulting in indicators used later to produce a questionnaire carried out on the second study, of a more quantitative nature. Among the main results, there was a high concern on students for their privacy in social networks, but more in theory than in practice. So, there are discrepancies between their perceptions (or opinions) and their typical behaviours (or attitudes), in social networks. Therefore, this work contributes to evaluate the distortion between students’ perceptions of their online exposure, the safeguarding of their privacy, and the real behaviours they exhibit in the daily use of social networks.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17887
Thesis identifier: 202133940
Designation: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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