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http://hdl.handle.net/10071/17844
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Title: Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na perceção de indisciplina
Authors: Cabido, Sofia Santos
Orientador: Marques, Sibila
Martins, Dulce Sofia Mendonça
Keywords: Psicologia social
Professor
Relação professor-aluno
Indisciplina
Síndrome de burnout
Gestão do stress
Teachers
Indiscipline
Classroom management
Burnout
Mindfulness
Issue Date: 28-Nov-2018
Citation: CABIDO, Sofia Santos - Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na perceção de indisciplina [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17844>.
Abstract: A profissão docente inclui um vasto conjunto de conhecimentos, competências, estratégias e atitudes fulcrais para o desempenho da atividade (Soares & Cunha, 2010), embora estejam permanente submetidos a situações stressantes no seu quotidiano (desde todo o trabalho burocrático aos comportamentos indisciplinados dos alunos em contexto de sala de aula), afetando a sua performance e, por vezes pode levar à exaustão emocional (e.g., fadiga, falta de energia) (Vieira, 2010), com grande impacto no desenvolvimento dos alunos (Spilt, Koomen & Thijs, 2011). Neste sentido, torna-se pertinente a realização de estudos que possam identificar quais as características dos professores que afetam a perceção de indisciplina dos alunos, nomeadamente as estratégias a que os docentes recorrem na gestão de sala de aula, os níveis de burnout e a predisposição do professor para ser mindfulness. Os resultados vão ao encontro daquilo que a literatura sugere, uma vez que o nível de ensino tem efeito a perceção da indisciplina, isto é, quanto maior o nível de ensino (2º e 3º Ciclo) maior será a perceção desses comportamentos indisciplinares. Relativamente às estratégias que os professores utilizam na gestão da sala de aula (independentemente destas serem mais intervencionistas ou não) e do nível de ensino, a perceção de indisciplina mantém-se elevada. O mesmo se passa com a despersonalização (uma das três dimensões do burnout), isto é, quanto maior o nível de despersonalização, maior será a perceção de indisciplina em sala de aula.
The teaching profession includes a vast set of knowledge, skills, strategies and attitudes central to the performance of the activity (Soares & Cunha, 2010), although they are permanently subjected to stressful situations in their everyday life (from all bureaucratic work to the indisciplinary behaviors of students in the context of the classroom), affecting their performance and sometimes can lead to emotional exhaustion (e.g., fatigue, lack of energy) (Vieira, 2010), with impact on student development (Spilt, Koomen & Thijs, 2011). In this sense, it is pertinent to carry out studies that can identify the characteristics of the teachers that affect students' perception of indiscipline, namely the strategies that teachers use in classroom management, the levels of burnout and the predisposition of the teacher to be mindfulness. The results go against the literature suggesting that the level of education has an effect on the indiscipline perception, that is, the higher the level of education, the greater the perception of these indisciplinary behaviors in the context of the classroom. Regarding the strategies that teachers use in the classroom (regardless of whether they are more interventional or not), and the level of education, the perception of indiscipline is high. The same happens with depersonalization (one of the three dimensions of burnout), that is, the higher the level of depersonalization, the greater the perception of indiscipline in the classroom.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17844
Thesis identifier: 202108430
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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