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http://hdl.handle.net/10071/17774
acessibilidade
Title: Qualidade da relação líder-subordinado e o engagement: o papel moderador da perceção das práticas de responsabilidade social
Authors: Paiva, Mariana Lucas de
Orientador: Duarte, Ana Patrícia
Neves, José Gonçalves das
Keywords: Engagement
Responsabilidade social
Leader-member-exchange
Corporate social responsibility
Issue Date: 3-Nov-2018
Citation: PAIVA, Mariana Lucas de - Qualidade da relação líder-subordinado e o engagement: o papel moderador da perceção das práticas de responsabilidade social [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17774>.
Abstract: Os estudos sobre a liderança foram, desde sempre, centrais na comunidade científica. Contudo, o aparecimento da teoria LMX veio dar um enorme contributo naquele que seria o entendimento desta relação de díade e não no estudo em separado dos dois intervenientes: líder e liderado. Nesse sentido, o presente estudo pretende compreender de que forma as relações LMX influenciam o Engagement dos colaboradores. Para além dessa hipótese, examinou-se ainda, o efeito potencializador da perceção das práticas de Responsabilidade Social das Organizações para os colaboradores, para a comunidade/ambiente e económica), na relação entre LMX e Engagement. Para analisar estas duas questões, foi realizado um estudo correlacional, com recurso à aplicação de um questionário online, composto por três instrumentos, a 201 participantes dos mais variados setores. Os principais resultados revelam que a qualidade das relações LMX encontra-se positivamente associada ao Engagement. No entanto, no que diz respeito ao efeito moderador da perceção das práticas de Responsabilidade Social das Organizações, embora apresente um valor marginalmente significativo para a dimensão RSO para com os colaboradores, o modelo não é significativo em nenhuma das dimensões de RSO. Isto é, a RSO para com os colaboradores, RSO para com a comunidade e o ambiente a RSO económica não têm um papel moderador na relação entre a LMX e o Engagement. Face aos resultados obtidos conclui-se que, a perceção da implementação das práticas de RSO nas organizações não é tão visível como seria expectável. No entanto, o valor marginalmente significativo na dimensão RSO para com os colaboradores, leva-nos a especular que numa amostra de maior dimensão se possa vir a observar outros resultados.
The studies about leadership have always been central in the scientific community. However, the appearance of the LMX theory brought a huge contribution in what would be the understanding of this dyad relationship instead of the separate study of two stakeholders: leader and member. In that sense, the present study aims at understanding how the LMX relations influence employees’ Engagement. In addition to that hypothesis, it was also examined the promoting effect of the perception of the company’s engagement in Corporate Social Responsibility practices (towards the employees, the community/environment and economic), in the relationship between LMX and Engagement. In order to analyze these two matters, it was conducted a correlational study with resource to an online survey, composed of three instruments, to 201 participants of the most varied sectors. The main results reveal that the quality of the LMX relations are positively associated with Engagement. However, regarding the moderator effect of the perception of engagement in Corporate Social Responsibility practices, even though it shows a marginally significant value for the CSR (dimension for the collaborators) the model is not significant in none of the CSR dimensions. In other words, the CSR towards employees, the community and environment, and at the economical level do not have a moderator role in the relationship between LMX and Engagement. In the light of the results, it is possible to conclude that the perception of the implementation of CSR practices in the organizations is not as visible as it would be expect. However, the marginally significant value on the CSR towards employees dimension that was observe, makes us speculate that in a bigger dimension sample, there may be other results to observe.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17774
Thesis identifier: 202059200
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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