Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17749
Autoria: Cunha, Sara Las
Orientação: Costa, Renato
Data: 13-Set-2018
Título próprio: Formulação estratégica no CIEE Lisboa
Referência bibliográfica: Cunha, S. L. (2018). Formulação estratégica no CIEE Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17749
Palavras-chave: Gestão empresarial
Instituições de ensino
Estratégias competitivas
Corporativismo
Estratégias de sucesso
Lisboa -- Portugal
Strategy
Corporate strategies
Diversification
Strategic alliances
Mergers and acquisitions
Resumo: A maioria das organizações atuais vive num contexto cada vez mais competitivo e globalizado, o que as obriga a repensar as suas estratégias corporativas, adaptando-as ao meio turbulento e imprevisível que caracteriza os dias de hoje. Numa era em que o mercado está em rápida e constante mudança, as empresas deixaram de ser detentoras de vantagens competitivas permanentes, vendo-se forçadas, caso queiram sobreviver, a apostar na inovação e na busca de alternativas. O recurso a estratégias corporativas apresenta-se, deste modo, como uma opção viável para dar resposta às necessidades do mercado e dos seus clientes, contribuindo para o aumento da vantagem competitiva e níveis de performance empresariais. O objetivo desta investigação é precisamente averiguar se o CIEE Lisboa está a recorrer à implementação de estratégias corporativas com o intuito de atingir os seus objetivos estratégicos, ampliar a sua área de atuação e aumentar a sua performance empresarial. Para tal, foi feita uma pesquisa detalhada com base em três estratégias corporativas específicas - diversificação, alianças estratégicas e fusões e/ou aquisições – no sentido de apurar quais as características mais relevantes de cada estratégia em particular, nomeadamente no que diz respeito aos benefícios e riscos associados, às suas vantagens e desvantagens e aos fatores chave para o sucesso de cada uma delas, fazendo, posteriormente, uma constatação da aplicação prática dos conceitos relativamente à estratégia atual implementada pelo CIEE Lisboa.
Most of today's organizations live in an increasingly competitive and globalized context, which forces them to rethink their corporate strategies and adapt to turbulent and unpredictable environments. Market is rapidly changing and companies no longer have permanent competitive advantages and thus are being forced to innovate in their search for alternative survival plans. Corporate strategies are a viable option to meet market and customers’ needs, increasing competitive advantage and improving business performance. This research aims to verify if CIEE Lisbon is implementing corporate strategies to reach its strategic goals. Therefore, detailed research was carried out based on three specific corporate strategies: diversification, strategic alliances and mergers and acquisitions. This study seeks to understand the most relevant characteristics of each, including benefits and risks, advantages and disadvantages, and key factors that influence the success of each strategy. Current strategy implementation by CIEE Lisbon was then compared with the knowledge acquired during the literature review and the concepts defended by the aforementioned authors.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_las_cunha.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.