Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17692
Autoria: Sousa, Inês Rocha de
Orientação: André, Paula
Botelho, Pedro
Data: 22-Nov-2018
Título próprio: Muxarabis, rótulas, gelosias: o caso de Alfama e Mouraria. Piscinas do Cais da Santinha
Referência bibliográfica: Sousa, I. R. de (2018). Interfaces de transportes: caso prático em Alenquer. Interface de transporte em Alenquer [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17692
Palavras-chave: Arquitetura de habitação
Habitação popular
Decoração artistica
Janelas
Trabalho de projeto
Trabalho prático
Alfama - Lisboa
Mouraria - Lisboa
Azambuja - Lisboa
Wooden strutures
Muxarabis
Rótulas
Gelosias
Resumo: Os muxarabis, rótulas e gelosias, são estruturas de madeira nas fachadas que aliam a sua estética à funcionalidade, proporcionando o controlo de iluminação e ventilação de um compartimento interior, que se relacionam com a expressão da arquitetura. Embora sejam consideradas estruturas de uma cultura árabe, com a expansão do islão e consequentemente o domínio peninsular muçulmano, os muxarabis, rótulas e gelosias difundiram-se pelo território português, nomeadamente em Alfama e Mouraria. Estes bairros constituem as áreas mais antigas da cidade de Lisboa, com uma malha urbana semelhante às cidades do norte de África, formadas por ruas, ruelas e becos, com fachadas opostas muito próximas e sem privacidade. Propõe-se uma abordagem que coloca em confronto as fotografias do Arquivo Municipal de Lisboa, que apresentem as estruturas em estudo, em Alfama e na Mouraria, com fotografias da atualidade, registadas pela autora sob o mesmo ponto de vista. A análise encontra-se fundamentada através das representações de arquitetura efémera em vídeo-documentais e da divulgação desta particular característica dos bairros em postais, revistas e gravuras. Os muxarabis, rótulas e gelosias aparentam, numa primeira instância ser estruturas históricas, porém, através do seu estudo, constatou-se o seu surgimento no período do Estado Novo, tornandose em um vício visual, uma imagem que é formada por uma questão de interesse. Por outro lado, atualmente estes bairros evidenciam uma grande promoção turística. Esta conjuntura, proporcionou uma sistemática aplicação dos elementos de forma desconsiderada, através de estruturas que mantém a traça anterior, concebidas em PVC, e com mecanismos modernos.
The “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias” are wooden structures on the facades that combine their aesthetics with functionality, providing the control of lighting and ventilation of an interior compartment, which relates to the expression of the architecture. Although they are considered structures of an Arab culture, with the expansion of Islam and consequently the dominion of the Muslim in Iberian Peninsula, “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias” spread throughout portuguese territory, namely in Alfama and Mouraria. These neighborhoods are the oldest areas of the city of Lisbon, with an urban network similar to the cities of North Africa, formed by streets, alleys and dead ends, with opposing facades very close and without privacy. It is proposed an approach that puts in confrontation the photographs of the Lisbon Municipal Archives, which present the wooden structures in Alfama and Mouraria with current photographs, resgisted out by the author under the same point of view. The analysis is based on representations of ephemeral architecture in video documentaries and the dissemination of this particular characteristic of the neighborhoods in postcards, magazines and engravings. The “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias” seem, in the first instance, to be historical structures; however, through their study, it was verified that they appeared in the Estado Novo period, becoming a visual vice, an image that is formed by an issue of interest. On the other hand, these neighborhoods nowadays show big tourist promotion. This conjuncture, provided a systematic application of the elements in a disregarded way, through structures that maintain the former, designed in PVC, and with modern mechanisms.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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