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http://hdl.handle.net/10071/17688
Autoria: | Vitorino, Samuel Diogo Remuga |
Orientação: | Eloy, Sara Botelho, Pedro Viana |
Data: | 21-Nov-2018 |
Título próprio: | Interfaces de transportes: caso prático em Alenquer. Interface de transporte em Alenquer |
Referência bibliográfica: | Vitorino, S. D. R. (2018). Interfaces de transportes: caso prático em Alenquer. Interface de transporte em Alenquer [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17688 |
Palavras-chave: | Arquitectura Interface homem-máquina Transportes Estrutura urbana Infraestruturas de transportes Trabalho de projeto Alenquer - Lisboa Portugal Interchanges Transportation Infrastructures intermodality City |
Resumo: | Este projeto procura saber o que é na realidade uma Interface de transportes públicos coletivos,
já que pode ir desde uma simples estação de paragem de autocarros, a uma estação intermodal,
que engloba vários serviços de transporte, desde o rodoviário, metro, ferroviário ou fluvial.
Deste modo, numa primeira fase, procurou-se investigar diversas tipologias de meios e modos
de transporte, perceber o que é na realidade uma interface e para que serve, e classificar os
diferentes tipos.
Numa segunda fase, surge a hipótese de escolher vários métodos de análise e avaliação, para
posteriormente utilizar estes mesmos para os casos de estudo. O método de avaliação escolhido
e utilizado foi a estratégia “Advice Note On Public Transport Interchange” do DTO (Dublin
Transportation Office), uma estratégia utlizada para o transporte público na área de Greater
Dublin até 2016, de seguida, escolheu-se os critérios de avaliação, os temas e as tabelas a serem
usadas.
Numa última fase, implementou-se tudo o que já havia sido analisado, nas avaliações dos 4 casos
de estudo escolhidos, entre eles, a Interface da Casa da Música, a Interface de Bragança, a
Interface do Campo Grande e a Interface de Sete Rios. Esta avaliação focou-se essencialmente
por analisar as Infraestruturas de cada uma das Interfaces, de maneira a perceber-se o seu
funcionamento, as suas acessibilidades e estruturas adicionais. No final, existe uma observação
quantitativa e qualitativa de cada uma das Interfaces, bem como um comentário positivo ou
negativo e várias potencialidades a melhorar no futuro. This project seeks to know what is the reality of a collective transport interchangee, since it can be a simple bus stop, an intermodal station, which encompasses various transport, road, metro, rail or river services. This mode, on first phase, we tried to investigate differents types of means and modes of transport, perceive what an interchange really is and what is for, and classify the different forms. In a second phase, a hypothesis arises to choose several methods of analysis and evaluation, to later use these same ones for the case studies. The evaluation method chosen and used was the strategy “Advice Note On Public Transport Interchange”, from DTO (Dublin Transport Service), a strategy used for public transport in Greater Dublin until 2016, then the evaluation criteria, the themes and the tables to be used were chosen. In the last phase, everything that had already been analyzed was implemented in the evaluations of the 4 chosen study cases, among them, the Interchange of Casa da Música, the Interchange of Bragança, the Interchange of Campo Grande and the Interchange of Sete Rios. This evaluation was mainly focused on analyzing how Infrastructures of each of the Interfaces, in order to perceive its operation, its accessibility and additional structures. In the end, there is a quantitative and qualitative observation of each of the Interfaces, as well as a positive or negative comment and several potentialities to improve in the future. |
Designação do grau: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_samuel_remuga_vitorino.pdf | 14,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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