Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17686
acessibilidade
Title: Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
Authors: Pinto, P. F.
Matias, A. R.
Editors: Viviane Bagio Furtoso
Keywords: Inclusão académica e social
Contextos específicos emergentes
Variantes nacionais do português
Issue Date: 2018
Publisher: SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira
Abstract: Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos.
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10071/17686
ISBN: 978-85-7846-528-5
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-58381
Appears in Collections:CIS-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
SIPLE2017_V10-362-370.pdfVersão Editora451.12 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.