Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17686
Autoria: | Pinto, P. F. Matias, A. R. |
Editor: | Viviane Bagio Furtoso |
Data: | 2018 |
Título próprio: | Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP |
Paginação: | 362 - 370 |
Título do evento: | Simpósio Internacional SIPLE 2017 |
ISBN: | 978-85-7846-528-5 |
Palavras-chave: | Inclusão académica e social Contextos específicos emergentes Variantes nacionais do português |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos. |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIPLE2017_V10-362-370.pdf | Versão Editora | 451,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.