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http://hdl.handle.net/10071/17555
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Title: Evolução das qualificações no sector do comércio em Portugal: contributos para uma reflexão sobre o (eventual) crowding out
Authors: Cunha, Filipa Mendes
Orientador: Suleman, Fátima
Figueiredo, Maria Conceição
Keywords: Sociologia do trabalho
Comércio
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Competitividade
Emprego
Portugal
Evolution of qualifications
Job competition
Trade sector
Issue Date: 10-Dec-2018
Citation: CUNHA, Filipa Mendes - Evolução das qualificações no sector do comércio em Portugal: contributos para uma reflexão sobre o (eventual) crowding out [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17555>.
Abstract: Os investimentos no ensino superior suscitam uma discussão sobre a reação dos empregadores à oferta de graduados em Portugal. O objectivo deste estudo é analisar a evolução das qualificações em determinadas profissões de forma a identificar possíveis alterações da escolaridade requerida. A literatura aponta para a hipótese do crowding out que significa a preferência dos empregadores por trabalhadores com elevados níveis de escolaridade para profissões onde trabalhadores com menos escolaridades têm tradicionalmente oportunidades de emprego. Estas situações tendem a ser mais intensas em mercados de trabalho segmentados e, como tal, um número considerável de trabalhadores pouco qualificados enfrentam situações de exclusão do mercado de trabalho. Este estudo é de natureza descritiva, e incide sobre o sector do comércio, que tem recrutado graduados em Portugal. A análise empírica visa identificar profissões em que se verifica um aumento ou diminuição da escolaridade dos trabalhadores e analisar características distintivas dos trabalhadores nessas mesmas profissões. Esta pesquisa utiliza os dados dos Quadros de Pessoal em 2006 e 2012 e compara o nível de escolaridade dos trabalhadores nas mesmas profissões. A análise empírica fornece uma perspectiva geral da evolução das qualificações ao nível da profissão, uma análise dos novos recrutamentos, e estudo das profissões que registam aumentos no número de trabalhadores com o ensino secundário e superior. Os resultados indicam que há indícios da requalificação das profissões pouco qualificadas, facto que se deve essencialmente ao aumento dos trabalhadores com o ensino secundário.
The investments in higher education raise the discussion about employers’ reaction to the supply of graduates in Portugal. The goal of this study is to examine the evolution of qualifications in a set of occupations in order to ascertain whether a change of required education took place. The literature points to the crowding out hypothesis, which means a preference of employers for more educated workers for occupations where traditionally low-educated workers find job opportunities. These phenomena tend to be more intensive in segmented labour market and, consequently, a non-negligible proportion of low-skilled workers is excluded from the labour market. This is a descriptive research and focuses on the trade sector, which has been hiring graduates in Portugal in recent years. Empirical analysis attempts to identify occupations where the educational level of workers increased or decreased, and examine the workforce characteristics in those occupations. It draws on Quadros de Pessoal dataset and compares the educational levels in 2006 and 2012 in the same occupations. Empirical findings provide a general picture of the evolution of qualifications in each occupation; an analysis of the new hiring criteria; and an identification of occupations where the proportion of secondary and higher education graduates has increased. The findings indicate that an upgrading exist in some occupations previously filled by low-educated workers. This upgrading is pronounced for secondary level graduates
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17555
Thesis identifier: 202126625
Designation: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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