Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17525
Autoria: | Hrynevych, Viktoriya |
Orientação: | Vieira, Jorge Samuel Pinto |
Data: | 15-Nov-2018 |
Título próprio: | The contemporary mediated festival: case study of Portuguese music festival "Bons Sons" |
Referência bibliográfica: | Hrynevych, V. (2018). The contemporary mediated festival: case study of Portuguese music festival "Bons Sons" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17525 |
Palavras-chave: | Contemporary culture Music Events Mediated festival Portuguese music festival Bons Sons Publics of culture Festas Música Indústria cultural Estratégias de comunicação Sociologia da cultura |
Resumo: | The global cultural scene has seen a steady increase in number of music festivals,
mainly due to the growing importance of live music shows in the record music industry
and therefore artists’ music career. Lately, in the academic field, with the growing
importance of social media platforms, the mediated festival has been regarded as an
emerging notion to be observed and analysed. This dissertation is thus a case study of
a Portuguese music festival Bons Sons, and an attempt to describe its communication
strategies and trace its festival goers’ profile. With the use of mixed methods, combining
both questionnaires, interviews and ethnography, the research aims to answer if the
symbolical image, created and communicated by its organisation team, is reflected on
motivations and experience of its public. The results of the research show that there is a
relation between these two aspects, as most of the festival goers come to the festival
due to its main communicated characteristics such as its communitarian aspect,
Portuguese music, as well as for the atmosphere that emerges in Cem Soldos, a small
village where it takes place. O cenário global da cultura tem visto um constante aumento no número de festivais de música, maioritariamente devido ao crescimento de importância dos espetáculos de música ao vivo na indústria de música gravada e, assim, na carreira musical dos artistas. No campo académico, com a crescente importância de plataformas de redes sociais, festival mediático foi visto como uma noção emergente a ser observada e analisada. Esta dissertação é, assim, um estudo de festival de música português Bons Sons, uma tentativa de descrever as suas estratégias comunicacionais e traçar o perfil dos seus festivaleiros. Com o uso de método misto, ao combinar questionários e entrevistas, a pesquisa tem por objetivo responder se a imagem simbólica, criada e comunicada pela organização, é expressa nas motivações e na experiência do seu público. Os resultados da pesquisa mostram uma relação entre estes dois aspetos, visto que a maioria dos festivaleiros vêm ao festival devido às suas principais características comunicadas, tais como o seu sentido comunitário, música portuguesa, assim como também pela atmosfera que emerge na aldeia de Cem Soldos onde o festival acontece. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_viktoriya_hrynevych..pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.