Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17477
acessibilidade
Title: Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco
Other Titles: South-South relations in education: the program ¡Yo, sí puedo! and BRICS education cooperation in focus
Relaciones Sur-Sur en educación: el programa ¡Yo, sí puedo! y la cooperación en educación del BRICS en cuestión
Authors: Muhr, T.
De Azevedo, M. L. N.
Keywords: Cooperação Sul-Sul
Educação
Sul Global
BRICS
¡Yo - Sí Puedo!
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Abstract: Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17477
DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11730
ISSN: 2446-8606
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-55344
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
MUHR&AZEVEDO2019_RIAEE_PT.pdfVersão Editora434.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.