Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17379
acessibilidade
Title: Uma avaliação de pintura portuguesa através do método de regressão hedónica: a colecção de arte moderna e contemporânea Telo de Morais
Authors: Mesquita, Alberto José Correia
Orientador: Afonso, Luís Urbano de Oliveira
Keywords: Coleção Telo de Morais
Arte moderna
Arte contemporânea
Pintura
Mercado da arte
Avaliação
Portugal
Portuguese paintings
Hedonic regression
Telo de Morais collection
Art market
Artworks valuation
Issue Date: 8-Oct-2018
Citation: MESQUITA, Alberto José Correia - Uma avaliação de pintura portuguesa através do método de regressão hedónica: a colecção de arte moderna e contemporânea Telo de Morais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17379>.
Abstract: A partir da avaliação individual de cada uma das 257 pinturas que integram a Colecção de Arte Moderna e Contemporânea Telo de Morais, realizada por um perito, pretende-se determinar em que percentagem essa avaliação depende de factores como a cotação do autor, as dimensões e o suporte da obra. A cotação do artista é determinada com base num conjunto de fontes, tais como a inclusão de peças da sua autoria em colecções e publicações de referência, em que o peso relativo de cada uma dessas fontes é calculado de modo a maximizar a correlação que resulta da regressão hedónica entre as avaliações e a cotação do artista. Complementarmente, são apresentadas estatísticas descritivas de factores objectivos da colecção e uma análise qualitativa da colecção e do coleccionador a partir de uma entrevista.
The objective is to determine the percentage of the valuation, performed by an expert, of each of the 257 paintings of the Telo de Morais Modern and Contemporary Collection that depends from factors such as the ranking of the artist, the dimensions and medium of the work of art. The artists’ ranking is supported on a series of sources, such as the inclusion of their works in collections and publications of reference where the relative weight of each source is determined in order to maximize the correlation as outcome of the hedonic regression between the valuations and the ranking. Additionally, descriptive statistics are presented based on formal characteristics of the collection as well as a qualitative analysis of the collection and the collector after an interview.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17379
Thesis identifier: 202056392
Designation: Mestrado em Mercados da Arte
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_jose_correia_mesquita.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.