Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17329
Autoria: Falcão, P. F.
Cunha, M. P.
Curto, J.
Oliveira, F.
Data: 2018
Título próprio: A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: estudo empírico numa instituição financeira
Volume: 17
Número: 3
Paginação: 18 - 34
ISSN: 1645-4464
Palavras-chave: Inteligência Emocional
Desempenho
Gestor de Empresa
Comercial
Instituição Financeira
Resumo: A literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial perceber as emoções e gerir as emoções dos outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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