Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17306
acessibilidade
Title: Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online
Authors: Goulão, M. F.
Henriques, S.
Editors: Maia Rosa Rigo, J. António Moreira, Maria Inês Côrte Vitória
Keywords: Contextos de aprendizagem online
Estudantes adultos
Estratégias de estudo
Envolvimento
Issue Date: 2018
Publisher: EDIPUCRS
Abstract: A nossa investigação procurou explorar as estratégias de estudo adotadas por um conjunto de estudantes do ensino superior online para se sentirem mais envolvidos neste contexto aprendizagem. A nossa amostra é composta por 82 estudantes, de ambos os sexos, a frequentarem o ensino superior online. A média de idade é de 41 anos, sendo a mínima de 27 e a máxima de 65 anos. Estudam neste sistema em média há 3,5 anos. A recolha de dados foi feita através de uma escala com 36 perguntas. Os resultados obtidos os mostram, em geral, uma consciência de como trabalhar nesses contextos. Em termos de comunicação, buscam utilizar o potencial do sistema para contatar professores e colegas. No entanto, eles não usam as potencialidades de comunicação para a preparação de testes presenciais. Em síntese, conhecer as diferentes abordagens que os estudantes fazem ao seu estudo é deveras importante para garantir que o sucesso aconteça. Esta situação tem uma dupla valência. Por um lado, para os estudantes refletirem sobre as suas práticas e, caso seja necessário, reajustá-las à situação. Por outro, para os docentes poderem adequar práticas, ambiente, design por forma a ajudar o estudante a ultrapassar as suas dificuldades. Por fim, acreditamos que devem ser criados ambientes que estimulem os alunos a adquirir estratégias que levem a um adequado monitoramento e avaliação de sua aprendizagem e, com isso, um maior e melhor envolvimento nas aprendizagens.
Peer reviewed: yes
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50871
http://hdl.handle.net/10071/17306
ISBN: 978-85-397-1179-6
Appears in Collections:CIES-CLI - Autoria de capítulos de livros internacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2018_Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ES online.pdfVersão Editora355.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.