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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17268
acessibilidade
Title: Ambientes colaborativos em plataforma de tempo real
Authors: Nunes, Joao Carlos Baldeante
Orientador: Vaz, Luís Manuel Landeiro
David, Nuno
Keywords: Tecnologia da informação
Realidade virtual
Simulação
Jogos
Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
E-learning
Gamification
Simulação
Jogo
Serious game
Collaborative learning
Gamification
Virtual reality
Simulation and gaming
Serious game
Issue Date: 10-Sep-2018
Citation: NUNES, Joao Carlos Baldeante - Ambientes colaborativos em plataforma de tempo real [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17268>.
Abstract: Atualmente, as plataformas de e-learning são uma ferramenta essencial na partilha de conhecimento. O e-learning é utilizado, essencialmente, para permitir a aprendizagem autónoma, com a finalidade de utilizar as potencialidades da Internet para fornecer um conjunto de soluções de aperfeiçoamento ou aquisição de conhecimentos à distância. A colaboração entre pares é uma das formas mais importantes de disseminar e de aumentar o conhecimento. Aqui reside uma das limitações do e-learning, que não potencia a aprendizagem colaborativa. Esta deficiência é significativamente mais visível quando o modelo tradicional de ensino é aplicado em matérias onde o conhecimento é utilizado no exercício de profissões suportadas por tecnologias da informação da e comunicação. A escolha e aplicação de um modelo pedagógico adequado à disseminação de conhecimento é uma mais valia, especialmente quando relacionado com a aprendizagem em plataformas colaborativas, no âmbito da gestão de crises em ambientes alimentados pela influência das redes sociais. Durante o desenvolvimento desta dissertação, foi investigada a evolução das salas de colaboração e analisou-se a melhor forma de virtualizar uma sala colaborativa tradicional, por forma a remover a barreira que prende os estudantes à sala de aula. Foram analisados os modelos pedagógicos associados à aprendizagem colaborativa e ao modelo de gamification. Estes modelos são depois aplicados na virtualização de uma sala colaborativa. Ainda no âmbito desta dissertação, é descrito todo o processo de investigação e de desenvolvimento, bem como as várias etapas, dificuldades e soluções adotadas, tendo sempre como objetivo obter um protótipo capaz de transformar os atos de observar, de aprender e de partilhar o conhecimento de maneira tão simples como aceder a uma página de internet.
Currently, e-learning platforms are an essential tool in knowledge sharing. E-learning is essentially used to enable autonomous learning, to be able to use the potential of the Internet, providing a set of solutions for refining or obtaining knowledge at a distance. Peer collaboration is one of the most important ways to pass and increase knowledge. Here lies one of the limitations of e-learning, which does not offer collaborative learning. This deficiency is highly visible when the traditional teaching model is applied in matters where knowledge is used in the exercise of professions supported by technologies of information and communication. The choice and application of the proper pedagogical model to spread the knowledge is a benefit, especially when related to learning in collaborative platforms, in the context of crisis management in environments nursed by the influence of social networks. During this dissertation, the evolution of the collaboration rooms was investigated and the best way of virtualizing a traditional collaborative room was analyzed, to be able to remove the barrier that clutches the students in the classroom. The pedagogical models associated with the collaborative learning and the gamification models were analyzed. These models were then applied in the virtualization of a collaborative room. Also, within the scope of this dissertation, the research and development processes are described, as well as the various stages, difficulties, and solutions adopted, always aiming to obtain a prototype capable of transforming the acts of observing, learning and sharing knowledge as simple as accessing a web page
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17268
Thesis identifier: 202013243
Designation: Mestrado em Engenharia Informática
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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