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http://hdl.handle.net/10071/17267
Autoria: | Barroso, Ricardo Marin Reis |
Orientação: | Ferreira, Fernando Alberto Freitas |
Data: | 20-Jul-2018 |
Título próprio: | Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análise |
Referência bibliográfica: | Barroso, R. M. R. (2018). Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análise [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17267 |
Palavras-chave: | Tomada de decisão TIC - Tecnologias da informação e comunicação Comércio eletrónico Modelos cognitivos Análise de dados PME Pequenas e Médias Empresas Small and Medium-sized Enterprises (SMEs) e-Commerce Decision Support Systems Fuzzy Cognitive Mapping |
Resumo: | A crescente aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no
quotidiano das empresas levou a que estas utilizassem novos modelos para
operar os seus negócios, como, por exemplo, o comércio eletrónico. Porém,
empresas com menores recursos – como as pequenas e médias empresas
(PMEs) – têm mostrado alguma relutância em adotar os canais eletrónicos
nas suas transações. Esta aversão aos novos modelos de negócio é motivada pela falta de
conhecimento e de capacidades na implementação de práticas de comércio eletrónico.
Posto isto, de forma a melhorar o seu negócio, parece evidente que os decisores das
PMEs beneficiariam de uma nova abordagem que facultasse uma melhor compreensão
dos determinantes de comércio eletrónico. De forma a promover essa compreensão, a
presente dissertação propõe a utilização de técnicas de mapeamento cognitivo difuso.
Com base no conhecimento e na experiência de um painel de especialistas em comércio
eletrónico, os resultados mostram que o perfil do empreendedor, o mercado, a gestão
operacional, o marketing e promoção, o website e plataforma digital, assim como o
produto são os determinantes que apresentam maiores graus de centralidade na estrutura
cognitiva desenvolvida, permitindo uma melhor compreensão das suas relações de
causalidade. As vantagens e limitações desta abordagem construtivista e a formulação de
recomendações para investigação futura são também discutidas. The increasing use of information technology in enterprises’ daily operations has led to multiple innovative ways to run a business, including electronic commerce (or e-commerce). However, firms with fewer resources, such as small and medium-sized enterprises (SMEs), are more reluctant to use electronic channels during transactions. This aversion to contemporary business models is a result of these companies’ lack of knowledge and capabilities regarding e-commerce. To improve their businesses, SMEs’ managers and decision makers could benefit from a methodological framework that fosters a deeper understanding of the determinants of e-commerce. This study sought to explore the use of fuzzy cognitive mapping to address this need. The results are grounded in the knowledge and experience of a panel of experts in e-commerce. The fuzzy cognitive map developed shows that entrepreneur profile, market, operational management, marketing and promotions, website and digital platform, and products present the highest centrality indices as determinants of SME e-commerce. The findings offer a better understanding of the cause-and-effect relationships between these determinants. The advantages, limitations, and shortcomings of our constructivist proposal are also discussed. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ricardo_reis barroso.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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