Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/1726
Autoria: | Nave, Sandra Isabel Pereira Emídio |
Orientação: | Barroso, Clementina Silva |
Data: | 2009 |
Título próprio: | O sistema de débito directo como forma de reduzir o prazo médio de recebimento da empresa |
Referência bibliográfica: | NAVE, Sandra Isabel Pereira Emídio - O sistema de débito directo como forma de reduzir o prazo médio de recebimento da empresa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1726>. |
Palavras-chave: | Tesouraria Liquidez Prazo médio de recebimento Sistema de débito directo Treasury Liquidity Average collection period Direct debit |
Resumo: | Na terminologia da literatura, o termo gestão da tesouraria é visto como a gestão de
pagamentos e cobranças de uma empresa, e remete a várias funções associadas à gestão
de fluxos financeiros a curto-prazo, como a gestão da liquidez.
Este projecto pretende verificar se a utilidade do prazo médio de recebimento pode
contribuir para melhorar a gestão da tesouraria de uma empresa, aplicando-a a um caso concreto.
Através da dinamização do Sistema de Débito Directo, a empresa pretende fidelizar
o pagamento dos seus clientes, reduzindo o seu prazo médio de recebimento,
melhorando a sua liquidez e consequentemente a situação da tesouraria.
Um estudo de mercado à carteira de clientes permite determinar o potencial de
adesão ao sistema de débito directo e de acordo com as necessidades dos clientes definir condições inerentes a serviços necessários para a implementação deste sistema de pagamento. In the terminology of literature, cash management term is seen like the management of payments and collections of a company, and refers to various functions associated with short-term financial flow management, like the liquidity management. This project wants to check if the utility of the average collection period can contribute to improve the cash management of a company, applying it to a real case. By promotion of debit direct, the company wants to increase the loyalty of their customer’s payments, reducing the average collection period, improving its liquidity and consequently its treasury. A market research to the customer base allows the definition of potential membership of direct debit payment and according to customer requirements it defines conditions related to services required to implement this product. |
Designação do grau: | Mestrado em Finanças |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Projecto - Sandra Nave.pdf Restricted Access | 571,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.