Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1726
acessibilidade
Title: O sistema de débito directo como forma de reduzir o prazo médio de recebimento da empresa
Authors: Nave, Sandra Isabel Pereira Emídio
Orientador: Barroso, Clementina Silva
Keywords: Tesouraria
Liquidez
Prazo médio de recebimento
Sistema de débito directo
Treasury
Liquidity
Average collection period
Direct debit
Issue Date: 2009
Citation: NAVE, Sandra Isabel Pereira Emídio - O sistema de débito directo como forma de reduzir o prazo médio de recebimento da empresa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1726>.
Abstract: Na terminologia da literatura, o termo gestão da tesouraria é visto como a gestão de pagamentos e cobranças de uma empresa, e remete a várias funções associadas à gestão de fluxos financeiros a curto-prazo, como a gestão da liquidez. Este projecto pretende verificar se a utilidade do prazo médio de recebimento pode contribuir para melhorar a gestão da tesouraria de uma empresa, aplicando-a a um caso concreto. Através da dinamização do Sistema de Débito Directo, a empresa pretende fidelizar o pagamento dos seus clientes, reduzindo o seu prazo médio de recebimento, melhorando a sua liquidez e consequentemente a situação da tesouraria. Um estudo de mercado à carteira de clientes permite determinar o potencial de adesão ao sistema de débito directo e de acordo com as necessidades dos clientes definir condições inerentes a serviços necessários para a implementação deste sistema de pagamento.
In the terminology of literature, cash management term is seen like the management of payments and collections of a company, and refers to various functions associated with short-term financial flow management, like the liquidity management. This project wants to check if the utility of the average collection period can contribute to improve the cash management of a company, applying it to a real case. By promotion of debit direct, the company wants to increase the loyalty of their customer’s payments, reducing the average collection period, improving its liquidity and consequently its treasury. A market research to the customer base allows the definition of potential membership of direct debit payment and according to customer requirements it defines conditions related to services required to implement this product.
Description: Relatório de Projecto
URI: http://hdl.handle.net/10071/1726
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Relatório de Projecto - Sandra Nave.pdf571.96 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.