Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17248
acessibilidade
Title: A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
Authors: Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
Orientador: Costa, Renato
Keywords: Estratégia empresarial
Análise estratégica
Indústria
Estudo de casos
Business strategy
Manufacturing industry of bodywork
Trailers and semitrailers
Case study
Issue Date: 13-Sep-2018
Citation: TEIXEIRA, Rita Isabel Afonso Costa - A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17248>.
Abstract: A estratégia empresarial está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Tanto os gestores como as respetivas equipas estão cada vez mais conscientes da importância da estratégia nas empresas. Afinal, em tempos bons ou em tempos de crise, a empresa vitoriosa é a que se evidencia por ter uma capacidade de atuação coerente, forte e direcionada. Definir a estratégia é, assim, o ponto de partida para conseguir alcançar o sucesso. Mas, para que a estratégia aconteça existe a necessidade de direcionar esforços, de criar planos de ação, de verificar e criar indicadores de desempenho coesos que possibilitem o acompanhamento dos resultados, de mobilizar todos os recursos humanos para que caminhem na mesma direção, de analisar os resultados e sobretudo de verificar se os recursos trazem os retornos mais benéficos para a empresa. Para isso torna-se essencial a análise estratégica das organizações para posterior verificação do nível de cada organização e para subsequentes recomendações. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise detalhada da estratégia empresarial de cada uma das empresas da indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques presentes nesta investigação. Tendo por base entrevistas a gestores de cada uma das empresas, o resultado do estudo possibilita uma abordagem à estratégia empresarial, através da definição e perceção de elementos essenciais como o processo de gestão estratégica e de outros conceitos interligados. A apresentação, compreensão e análise dos elementos principais da estratégia empresarial permitiu uma investigação mais pormenorizada, e consequentemente, determinou as práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas deste setor, bem como, recomendações de novas práticas a fim de criar mais valor para estas empresas.
The business strategy is increasingly present in the day-to-day of organizations. Both managers and their teams are increasingly aware of the importance of strategy in companies. After all, in times of bonanza or crisis, the victorious company is the one that is evidenced by its ability to act logically, strong and targeted. The definition of strategy is thus the starting point for the company to get success. But for the strategy to happen, there is a need to direct efforts, create action plans, verify and create cohesive performance indicators that enable results to be monitored, mobilize all human resources to move in the same direction, analyze the results and above all to verify that resources bring the best returns to the company. For this, it becomes essential the strategic analysis of the organizations for later verification of the level of each organization and for the subsequent recommendations. In this sense, this study proposes a detailed analysis of the business strategy of each one of the manufacturing companies of bodywork, trailers and semi-trailers present in this investigation. Based on interviews with managers of each of the companies, the result of the study allows an approach to the business strategy, through the definition and perception of essential elements such as the strategic management process and other interconnected concepts. The presentation, understanding and analysis of the key elements of the business strategy has allowed for more detailed research and consequently determined the practices and strategies being implemented by companies in this sector as well as recommendations for new practices in order to create more value for these companies.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17248
Thesis identifier: 201975432
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_rita_costa_teixeira.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.