Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1718
acessibilidade
Title: Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade
Authors: Carvalho, Ricardo Jorge Ferreira de
Orientador: Pinto, José C. Castro
Keywords: Ensino superior
Satisfação de alunos
Qualidade dos serviços
Modelo de regressão ordinal
SERVQUAL
Higher Education
Student satisfaction
Service quality
Ordinal regression model
Issue Date: 2009
Citation: CARVALHO, Ricardo Jorge Ferreira de - Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1718>.
Abstract: A entrada em vigor do Processo de Bolonha introduziu um novo paradigma no ensino superior em Portugal, visto que veio alterar o modo de organização dos cursos, assim como a metodologia utilizada, sendo que as alterações mais significativas verificaram-se na nova concepção dos graus académicos, especialmente, nos Mestrados de continuidade. O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica nesta área leva a que as Universidades necessitem de compreender as necessidades específicas dos alunos. Uma atenção especial a factores como a satisfação dos alunos e a qualidade da instituição podem fazer aumentar o rendimento escolar dos alunos, e isso pode gerar uma maior retenção dos mesmos para os graus académicos seguintes. Neste contexto, o objectivo principal desta investigação é identificar os determinantes da satisfação para os alunos dos mestrados de continuidade. Foi também realizada uma investigação relativa aos factores que determinam a qualidade, visto que este é um factor que está intimamente relacionado com a satisfação. Um questionário, baseado no modelo SERVQUAL, foi realizado aos alunos dos mestrados de continuidade do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Os dados obtidos permitiram desenvolver um modelo que identifica as variáveis determinantes para a satisfação, tendo sido utilizado o modelo de regressão ordinal. Por outro lado, a análise factorial foi utilizada de modo a identificar as dimensões que determinam a qualidade. Os resultados obtidos pelos dois modelos permitem delinear estratégias cujo foco seja a resolução dos problemas dos alunos.
The entry into force of the Bologna Process has introduced a new paradigm in higher education in Portugal. Such paradigm has brought change to the organizational model of the courses, the methodology used, with the most significant changes in the new conception of the new Masters degree. Higher education is primarily a service for the transmission of knowledge and learning, and the strong competition that exists in this area means that the universities need to understand the specific needs of students. Special attention to factors such as students' satisfaction and quality of the institution can raise the academic performance and that can generate greater student retention for the following academic degrees. In this context, the main objective of this research is to identify the antecedents of master students’ satisfaction. Research was also carried out on the factors that determine the quality of the master degree as such factors are closely related to satisfaction. A questionnaire, based on the SERVQUAL model, was conducted for the master students of the Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. The obtained data helped develop a model that identifies the variables that determine satisfaction, using ordinal regression model. Moreover, the factor analysis was used to identify what are the dimensions that determine the quality. The results obtained by the two models allow carrying out strategies that focus more on solving student problems.
Description: Classificação JEL: C51, I23, M31
URI: http://hdl.handle.net/10071/1718
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Ricardo Carvalho.pdf721.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.