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http://hdl.handle.net/10071/1718
Autoria: | Carvalho, Ricardo Jorge Ferreira de |
Orientação: | Pinto, José C. Castro |
Data: | 2009 |
Título próprio: | Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade |
Referência bibliográfica: | CARVALHO, Ricardo Jorge Ferreira de - Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1718>. |
Palavras-chave: | Ensino superior Satisfação de alunos Qualidade dos serviços Modelo de regressão ordinal SERVQUAL Higher Education Student satisfaction Service quality Ordinal regression model |
Resumo: | A entrada em vigor do Processo de Bolonha introduziu um novo paradigma no ensino
superior em Portugal, visto que veio alterar o modo de organização dos cursos, assim como a
metodologia utilizada, sendo que as alterações mais significativas verificaram-se na nova
concepção dos graus académicos, especialmente, nos Mestrados de continuidade.
O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de
conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica nesta área leva a que as
Universidades necessitem de compreender as necessidades específicas dos alunos. Uma
atenção especial a factores como a satisfação dos alunos e a qualidade da instituição podem
fazer aumentar o rendimento escolar dos alunos, e isso pode gerar uma maior retenção dos
mesmos para os graus académicos seguintes.
Neste contexto, o objectivo principal desta investigação é identificar os determinantes da
satisfação para os alunos dos mestrados de continuidade. Foi também realizada uma
investigação relativa aos factores que determinam a qualidade, visto que este é um factor que
está intimamente relacionado com a satisfação.
Um questionário, baseado no modelo SERVQUAL, foi realizado aos alunos dos mestrados de
continuidade do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Os dados obtidos
permitiram desenvolver um modelo que identifica as variáveis determinantes para a
satisfação, tendo sido utilizado o modelo de regressão ordinal. Por outro lado, a análise
factorial foi utilizada de modo a identificar as dimensões que determinam a qualidade.
Os resultados obtidos pelos dois modelos permitem delinear estratégias cujo foco seja a resolução dos problemas dos alunos. The entry into force of the Bologna Process has introduced a new paradigm in higher education in Portugal. Such paradigm has brought change to the organizational model of the courses, the methodology used, with the most significant changes in the new conception of the new Masters degree. Higher education is primarily a service for the transmission of knowledge and learning, and the strong competition that exists in this area means that the universities need to understand the specific needs of students. Special attention to factors such as students' satisfaction and quality of the institution can raise the academic performance and that can generate greater student retention for the following academic degrees. In this context, the main objective of this research is to identify the antecedents of master students’ satisfaction. Research was also carried out on the factors that determine the quality of the master degree as such factors are closely related to satisfaction. A questionnaire, based on the SERVQUAL model, was conducted for the master students of the Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. The obtained data helped develop a model that identifies the variables that determine satisfaction, using ordinal regression model. Moreover, the factor analysis was used to identify what are the dimensions that determine the quality. The results obtained by the two models allow carrying out strategies that focus more on solving student problems. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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