Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1713
Autoria: Cravidão, Mário Luís Pereira
Orientação: Cunha, Susana
Data: 2009
Título próprio: A marca de Vinhos Regional Lisboa: o plano de comunicação internacional
Referência bibliográfica: CRAVIDÃO, Mário Luís Pereira - A marca de Vinhos Regional Lisboa: o plano de comunicação internacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1713>.
Palavras-chave: Marca Região
Comunicação
Internacionalização
Vinho
Resumo: A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa pretende criar uma nova Marca Região com o lançamento da Indicação Geográfica Regional Lisboa, em substituição do Regional Estremadura, que não conseguiu notoriedade e imagem em termos internacionais. Perante um intenso ambiente competitivo no vinho, uma Marca Região forte, é uma condição fundamental para o sucesso dos produtores da Estremadura. Fazendo um benchmarking relativamente a duas Marcas Região, reconhecidas pelo seu sucesso internacional ao nível da Gestão da Marca e da sua Comunicação, como são os casos da Rioja de Espanha (do “velho mundo”) e da Califórnia dos Estados Unidos da América (do “novo mundo”), analisa-se o posicionamento das suas Marcas e o seu Plano de Comunicação. A criação de uma Marca e Imagem para o Regional Lisboa, com as suas limitações comparativas de dimensão e recursos, pressupõe um Plano de Comunicação, que é aqui apresentado, com sinergias de esforços e com algum impacto, junto de grupos alvos bem definidos e de mercados prioritários como Angola, Brasil, EUA, aproveitando o financiamento da Reforma do Vinho da Comunidade Europeia ao nível da Organização Comum de Mercado.
The CVR Lisboa (Lisbon Region Wine Commission) is about to create a new Wine Region Brand with the launch of the G.I. (Geographical Indication) “Regional Lisboa”, which will substitute “Regional Estremadura” that had failed to achieve awareness and image internationally. In such an intensively competitive market as wine, a strong Wine Region Brand is a fundamental condition for the success of the wine producers. Two Wine Region Brands, internationally successful in terms of Brand Management and Communication, were selected for benchmarking the Brand Positioning and Communication Plan: Rioja, Spain from the “Old World”, and California, USA for the “New World. The creation of a Brand and Image for the new G.I. Lisboa, adjusted to size and available resources, requires a Communication Plan and an integrated approach toward well defined target groups and priority markets like Angola, Brazil, USA and taking advantage of EC incentives for export development from wine Common Market Organization reform.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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