Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/16946
acessibilidade
Title: A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma
Authors: Costa, R. C.
Keywords: Desenvolvimento económico
Inovação
Neoliberalismo
Segunda revolução académica
Universidade
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais
Abstract: Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16946
DOI: 10.4000/rccs.7205
ISSN: 0254-1106
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-49333
Accession number: WOS:000440611100003
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
rccs116_49-70_rosario_costa.pdfVersão Editora168.99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.