Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16946
Autoria: Costa, R. C.
Data: 2018
Título próprio: A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma
Número: 116
Paginação: 49 - 69
ISSN: 0254-1106
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/rccs.7205
Palavras-chave: Desenvolvimento económico
Inovação
Neoliberalismo
Segunda revolução académica
Universidade
Resumo: Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rccs116_49-70_rosario_costa.pdfVersão Editora168,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.