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http://hdl.handle.net/10071/16946
Autoria: | Costa, R. C. |
Data: | 2018 |
Título próprio: | A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma |
Número: | 116 |
Paginação: | 49 - 69 |
ISSN: | 0254-1106 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/rccs.7205 |
Palavras-chave: | Desenvolvimento económico Inovação Neoliberalismo Segunda revolução académica Universidade |
Resumo: | Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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