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http://hdl.handle.net/10071/16933
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Title: Identidade europeia e crise económica: fatores da Identidade europeia dos jovens portugueses em 2010 e 2017
Authors: Santa Maria, Joana Inês Prata
Orientador: Pereira, José Santana
Keywords: Jovem
Identidade cultural - União Europeia
Influência social
Sociologia da cultura
Portugal
European identity
European Union
Portuguese youngsters
Identity factors
Issue Date: 24-Oct-2018
Citation: SANTA MARIA, Joana Inês Prata - Identidade europeia e crise económica: fatores da Identidade europeia dos jovens portugueses em 2010 e 2017 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/16933>.
Abstract: Os múltiplos mecanismos de aproximação e consolidação do sentimento de identificação com a Europa e a União Europeia adquiriram uma forte expressão nos jovens europeus, sendo muitos os que não conhecem um modo de vida que não se encontre associado à arquitetura política da comunidade europeia. A presente investigação procurou examinar quais os fatores que influenciam o sentimento de identificação europeia nos jovens portugueses. A identificação desses fatores é acompanhada de um exercício de comparação, num balizamento cronológico de sete anos, das variáveis selecionadas na análise do objeto de estudo escolhido para esta dissertação. Pretendeu-se analisar de que forma são alterados os fatores que influenciam a identificação emocional e os conhecimentos que os jovens portugueses têm acerca dos seus direitos enquanto cidadãos europeus Se é certo que o contacto entre os cidadãos europeus pode potenciar o sentimento de pertença à União Europeia, não são todas as formas de contacto que efetivamente estão associadas ao mesmo. Os resultados da investigação revelam que os fatores que determinam o sentimento de identificação europeia dos jovens portugueses são a direção atual da União Europeia, a classe social e ver televisão noutro idioma que não o materno.
Several mechanisms that bring together and consolidate the sense of identification with Europe and the European Union have established a strong manifestation in young Europeans, many of them do not resign, or even has knowledge of a way of life that is not related with the political architecture of the European Community. The present investigation seeks to examine which factors influence the feeling of European identification in young Portuguese. The identification of these factors is accompanied by a permanent exercise of contrast, complementation and follow-up of the path, in a chronological landmark of seven years, of the variables selected in the analysis of the object of study chosen for this dissertation. It was intended to analyse how factors change and influence knowledge and emotional identification of Portuguese youngsters have about their rights as European citizens. If it could be assumed that contact factors are the ones whose more influence have on the sense of belonging to the European Union, afterwards not all forms of contact are associate to it. The results obtained show that the main factors which determine the European identification feeling of Portuguese youngsters are the present direction of European Union, social class and watch TV in another language.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/16933
Thesis identifier: 202022943
Designation: Mestrado em Estudos Internacionais
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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